PUBLICIDADE

Ásia

Austrália promete fazer tudo para resolver 'enigma' do MH370

Com melhora do tempo, aviões foram enviados nesta quarta para sul do Oceano Índico

26 mar 2014 - 08h29
(atualizado às 08h56)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Austrália, Tony Abbott, disse nesta quarta-feira que as autoridades australianas estão "colocando tudo o que têm" nos esforços para encontrar o voo MH370 da Malaysia Airlines, que está desaparecido há duas semanas.

"Nós devemos isso às famílias. Nós devemos ao mundo que está ansioso e precisamos fazer de tudo para finalmente localizar alguns destroços e fazer tudo que pudermos para resolver este enigma", disse Abbott.

Ele também afirmou que a Austrália está disposta a ajudar as famílias dos passageiros desaparecidos de todas as formas possíveis. O Parlamento australiano observou um minuto de silêncio em homenagem às vítimas.

Doze aviões australianos estão participando das missões de busca no sul do Oceano Índico nesta quarta-feira, onde a aeronave caiu. O clima melhorou na região, que fica a 2,5 mil quilômetros ao sudoeste da cidade de Perth, na Austrália. Na terça-feira, o mau tempo havia impedido o trabalho das equipes.

O voo MH370 desapareceu no dia 8 de março. Ele viajava da capital malaia Kuala Lumpur a Pequim com 239 pessoas a bordo.

<p>Sargento da For&ccedil;a A&eacute;rea Real&nbsp;realiza buscas por destro&ccedil;os do avi&atilde;o da Malaysia Airlines,&nbsp;sobre o Oceano &Iacute;ndico meridional, em 26 de mar&ccedil;o</p>
Sargento da Força Aérea Real realiza buscas por destroços do avião da Malaysia Airlines, sobre o Oceano Índico meridional, em 26 de março
Foto: Reuters

A China enviou uma autoridade especial à Malásia, segundo a agência de notícias chinesas Xinhua. O político Zhang Yesui encontrou-se com o premiê da Malásia, Najib Razak, para discutir as operações de busca.

A China está participando das missões com quatro navios e um avião militar. A maior parte - 153 - dos 239 passageiros a bordo do MH370 era chinesa.

Entre os familiares dos passageiros, ainda existe muita desconfiança. Muitos se recusam a acreditar que todos morreram enquanto não forem encontrados os destroços.

Em Pequim, houve choque entre familiares e a polícia na terça-feira em frente à Embaixada da Malásia em Pequim. Eles ficaram revoltados com a declaração do premiê malaio confirmando que o avião caiu no sul do Oceano Índico.

O governo chinês pediu que a Malásia envie os dados que foram usados para basear a declaração de que o avião caiu no Oceano Índico.

Buscas

As buscas estão centradas em uma região do oceano onde foram avistados dois objetos - que ainda não conseguiram ser identificados.

As equipes estão concentrando seus esforços durante as próximas 36 horas, já que a previsão é que o clima vai piorar. Especialistas dizem que mesmo que alguns destroços sejam recuperados, o avião ainda pode levar meses ou anos até ser descoberto.

Outro desafio é que o leito do mar desta porção do Oceano Índico ainda é pouco conhecido, pois nunca houve um mapeamento detalhado.

A área das buscas foi restrita de 7,6 milhões de quilômetros quadrados para 1,6 milhões de quilômetros quadrados. As operações em uma possível rota pelo norte foram encerradas.

BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade