PUBLICIDADE

Mundo

Apoio a impeachment de Trump cresce entre norte-americanos, mostra pesquisa

9 mai 2019 - 19h25
Compartilhar
Exibir comentários

O número de norte-americanos que acreditam que o presidente Donald Trump deveria sofrer um impeachment cresceu 5 pontos percentuais, para 45 por cento, desde meados de abril, enquanto mais da metade dos entrevistados disse que as múltiplas investigações do Congresso sobre Trump interferiam com assuntos importantes do governo, mostrou uma pesquisa da Reuters/Ipsos publicada nesta quinta-feira. 

Donald Trump, presidente dos EUA; Washington, EUA, 08/05/2019. REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Donald Trump, presidente dos EUA; Washington, EUA, 08/05/2019. REUTERS/Clodagh Kilcoyne
Foto: Reuters

O levantamento, conduzido na segunda-feira, não deixou claro se os norte-americanos cansados das investigações queriam que os democratas da Câmara dos Deputados retirem as investigações ou pressionem adiante de maneira agressiva e consigam aprovar o pedido de impeachment. 

A pergunta é urgente para os principais líderes democratas na Câmara, que ainda analisam se entram com procedimentos de impeachment, apesar da provável e intransponível oposição que o pedido enfrentaria no Senado, controlado pelos republicanos. 

Na quinta-feira, a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, ressaltou que os líderes dos comitês investigativos da casa estavam abordando a questão passo a passo. 

"Isso é bem metódico, bem baseado na Constituição", disse Pelosi. "Não iremos proceder mais rápido ou mais devagar do que os fatos." 

Além dos 45 por cento favoráveis ao impeachment de Trump, a pesquisa descobriu que 42 por cento dos norte-americanos acreditam que Trump não deveria ser impedido. O restante afirmou não ter uma opinião sobre o assunto. 

Em comparação, uma pesquisa feita entre 18 e 19 de abril apurou que 40 por cento dos norte-americanos queriam o impeachment do atual presidente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade