Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Apenas Ucrânia pode negociar territórios', diz Meloni

Premiê, no entanto, elogiou esforços de Trump pela paz

16 ago 2025 - 10h10
(atualizado às 12h52)
Compartilhar
Exibir comentários

A premiê da Itália, Giorgia Meloni, alertou neste sábado (16) que apenas a Ucrânia pode negociar as condições para o fim da guerra contra a Rússia, incluindo eventuais cessões territoriais, mas elogiou os esforços dos Estados Unidos para alcançar a paz.

Giorgia Meloni tem sido uma das principais vozes em defesa da Ucrânia
Giorgia Meloni tem sido uma das principais vozes em defesa da Ucrânia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Considero positivo o fato de que estejam se abrindo espirais de paz na Ucrânia. O acordo é ainda complicado, mas finalmente possível, sobretudo na sequência do impasse criado há muitos meses ao longo da linha de frente", disse Meloni, que participou de uma conversa com Zelensky, Donald Trump e líderes europeus para discutir os resultados da cúpula entre os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e dos EUA no Alasca.

"Apenas a Ucrânia pode tratar sobre condições e sobre os próprios territórios", acrescentou a primeira-ministra. Segundo ela, Trump levou a Putin a proposta italiana de oferecer garantias de segurança a Kiev nos moldes do artigo 5 da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mas sem a adesão à aliança.

"O ponto de partida da proposta é a definição de uma cláusula de segurança coletiva que permita à Ucrânia se beneficiar do apoio de todos os seus parceiros, EUA inclusos, prontos a se ativar no caso de um novo ataque", explicou.

A Itália também se ofereceu para sediar um eventual encontro trilateral entre Putin, Trump e Zelensky.

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade