Apagão em Portugal e na Espanha gera caos em monitor de tráfego aéreo e aviões "desaparecem"
Aeroportos de Lisboa, Madri e Barcelona foram afetados pela falta de fornecimento de energia
Um apagão em Portugal e na Espanha causou problemas no tráfego aéreo, fazendo aviões "desaparecerem" de radares e afetando aeroportos devido à falta de energia, que foi restabelecida no início da noite.
O apagão que atingiu Portugal e a Espanha na manhã desta segunda-feira, 28, fez aviões sumirem FlightRadar24, site que monitora o tráfego aéreo no mundo.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Devido à falta de abastecimento de energia, alguns aviões "desapareceram" do radar, uma vez que as torres que compartilham as posições de cada aeronave se desconectaram da rede mundial de internet.
Os aeroportos mais afetados pelo apagão foram os de Lisboa, Madri e Barcelona, que possuem um tráfego intenso neste início de semana.
A falta de energia começou aproximadamente às 12h na Espanha (7h de Brasília) e fez com que diversos serviços tivessem que ser paralizados.
"Devido a um corte geral de energia, poderão ocorrer problemas operacionais. Contate sua companhia aérea antes de se dirigir ao aeroporto", diz um aviso no site oficial do aeroporto de Lisboa.
À mídia portuguesa, a REN, empresa que opera o sistema de energia de Portugal, explicou que o apagão teria sido causado em uma unidade localizada na Espanha e descartou qualquer possibilidade de um ataque cibernético.
Em comunicado, a empresa afirmou que o abastecimento correto seria retomado nas horas seguintes, o que aconteceu no começo da noite.