PUBLICIDADE

Mundo

Anistia Internacional denuncia morte de mais de 100 no Irã

19 nov 2019 - 16h55
(atualizado às 17h21)
Compartilhar
Exibir comentários

A Anistia Internacional disse nesta terça-feira que mais de 100 manifestantes foram mortos em 21 cidades do Irã, durante tumultos que irromperam em reação a um aumento no preço do combustível na semana passada. Atiradores de elite posicionados em telhados e, em um caso, em um helicóptero, dispararam contra aglomerações de manifestantes, disse a Anistia.

Pessoas protestam contra aumento nos preços de combustíveis em uma rodovia em Teerã, Irã
16/11/2019
Nazanin Tabatabaee/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Pessoas protestam contra aumento nos preços de combustíveis em uma rodovia em Teerã, Irã 16/11/2019 Nazanin Tabatabaee/WANA (West Asia News Agency) via REUTERS
Foto: Reuters

Os protestos antigoverno começaram na sexta-feira, depois que se anunciou uma elevação de ao menos 50% no preço do combustível. Uma autoridade iraniana disse que eles diminuíram nesta terça-feira, um dia depois de a Guarda Revolucionária alertar para uma ação "decisiva" se os protestos antigoverno não cessassem.

Sediada em Londres, a Anistia Internacional disse que no mínimo 106 manifestantes de 21 cidades morreram, de acordo com relatos confiáveis de testemunhas, vídeos comprovados e informações de ativistas de direitos humanos.

"A organização acredita que o verdadeiro saldo de mortes pode ser muito mais alto, já que alguns relatos indicam que até 200 podem ter sido mortos", disse a Anistia em um comunicado.

Os relatos "revelam um padrão assustador de assassinatos ilegais praticados pelas forças de segurança iranianas, que vêm usando força excessiva e letal para reprimir protestos essencialmente pacíficos".

As forças de segurança e de inteligência não devolveram os corpos das vítimas às famílias, e obrigaram outras a enterrar os corpos rapidamente sem uma autópsia independente, segundo a Anistia. O porta-voz do Judiciário iraniano, Gholamhossein Esmaili, disse em uma coletiva de imprensa que a calma foi restaurada no país.

Mas vídeos publicados nas redes sociais driblando um bloqueio da internet mostraram que as manifestações continuavam em várias cidades na noite de segunda-feira, além de uma grande presença de forças de segurança nas ruas. A Reuters não conseguiu verificar estas imagens. Cerca de mil manifestantes foram presos, disseram autoridades.

Veja também:

Previsão Brasil - Novos temporais no ES :
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade