Amiga de infância destaca orgulho com escolha pelo papa Leão XIV: ‘Um de nós’
Robert Prevost nasceu em Chicago, nos Estados Unidos
Robert Prevost, norte-americano e ex-bispo de Chiclayo, foi eleito papa Leão XIV, destacando continuidade ao legado de Francisco, diálogo e acolhimento, gerando orgulho em conhecidos por sua trajetória.
Robert Prevost cresceu na cidade de Chicago, nos Estados Unidos, e viveu em Chiclayo, no Peru, antes de se tornar o papa Leão XIV. A escolha do novo pontífice virou motivo de orgulho para velhos conhecidos.
Frequentadora da mesma paróquia que Prevost na infância, Noelle Neis destacou a felicidade com o caminho seguido pelo amigo do passado: “Estou muito orgulhosa. Pensar que o conhecíamos quando ele era criança”, disse ao Chicago Sun-Times.
Ela ia à paróquia de Santa Maria da Assunção, na divisa de Chicago com Dolton, em uma época em que sequer imaginavam o que o futuro guardava: "Ele é como um de nós. Antes, era tão fora de alcance para qualquer um”.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Com a apresentação de Leão XIV ao mundo pela sacada da Sala da Bênção da Basílica de São Pedro, no Vaticano, pelo primeiro dos cardeais diáconos, Dominique Mamberti, Neis revelou que seu celular se encheu de ligações e mensagens de texto.
Logo após ser anunciado, Prevost fez seu primeiro discurso como papa. Bastante emocionado, o pontífice exaltou o legado de Francisco e pediu uma Igreja aberta ao diálogo.
“Guardamos ainda nos nossos ouvidos aquela voz franca, mas sempre corajosa, do Papa Francisco, que abençoava Roma e dava sua bênção para todo o mundo naquela manhã do dia da Páscoa. Para a Igreja de Roma, uma saudação especial: precisamos tentar, juntos, ser uma Igreja missionária, uma Igreja que constrói pontes, que dialoga, sempre aberta a receber — como nesta praça, com braços abertos — todos aqueles que precisam da nossa caridade, da nossa presença, do diálogo e do amor”, disse o religioso norte-americano.
Quem é o novo papa
Natural de Chicago, em Illinois, Prevost, nasceu em uma família de origem francesa e formou-se em Direito Canônico. O novo papa era muito próximo de Francisco, que o promoveu a cardeal. De perfil moderado, a escolha dele indica que os cardeais seguiram a tendência apontada pouco antes do conclave de que o indicado daria continuidade ao legado de seu antecessor.
Leão XIV é considerado uma figura 'ianque latino-americano' porque, como cardeal, passou boa parte de sua vida em trabalho missionário no Peru, na América do Sul, entre 1985 e 1999. Em 2001, ele voltou a Chicago, onde tornou-se prior da Ordem de Santo Agostinho, cargo que ocupou até 2013. Neste ano, retornou ao Peru, como bispo de Chiclayo.
Em 2023, Francisco o chamou a Roma. O bispo norte-americano, que fala fluentemente espanhol, português, italiano e francês, demonstrou atenção especial aos marginalizados e migrantes no Peru, o que foi muito apreciado por seu antecessor.
