Uruguai presta homenagem a José Artigas, fundador do país
O governo do Uruguai, liderado pelo presidente José Mujica, prestou homenagem neste sábado ao fundador da nação, José Gervasio Artigas, pelos 246 anos de seu nascimento. Em um ato simples, o líder depositou flores aos pés do monumento a Artigas na principal praça de Montevidéu, em um ato em que não houve discursos e no qual foram tocados o hino nacional e a canção "A Don José", de Ruben Lena, dedicada ao pai da independência uruguaia e uma das favoritas de Mujica.
Junto ao governante, também esteve presente a maior parte de seu governo, assim como a cúpula das Forças Armadas e representantes de todos os partidos políticos, além de mais de 200 cidadãos, que foram ao evento, apesar do frio, para homenagear Artigas e saudar seus dirigentes.
O ex-presidente uruguaio Tabaré Vázquez, antecessor de Mujica, também foi ao ato e deu um forte abraço em seu sucessor ao chegar à praça. "Estou aqui para homenagear e lembrar nosso prócer e seu pensamento, com muito respeito e cada vez maior admiração", afirmou Vázquez.
No final do ato, Mujica foi apontado por alguém do público como o "segundo prócer", que o político completou, entre risos, com: "que ainda serei".
Artigas (1764-1850) foi o primeiro general do Rio da Prata a vencer em combate as tropas leais à Coroa espanhola durante as lutas independentistas, antes de dirigir durante vários anos uma confederação de territórios à margem do governo de Buenos Aires e do Brasil, que deu origem ao atual Uruguai.