Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Paraguai: capital tem 50 mil desabrigados por inundações

Assunção é o ponto do país mais castigado pelas inundações, que no total no país afetam mais de 159 mil pessoas

11 jun 2014 - 17h40
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Homem caminha com dois cachorros em uma rua totalmente alagada em Assun&ccedil;&atilde;o</p>
Homem caminha com dois cachorros em uma rua totalmente alagada em Assunção
Foto: Reuters

O número de vítimas desabrigadas pelas inundações em Assunção chegou a 50 mil, em sua maioria moradores do cinturão de pobreza à beira do rio Paraguai, cuja cheia alagou milhares de casas em condições precárias, informou à Agência Efe a Secretária de Emergência Nacional (SEN).

A capital paraguaia é o ponto do país mais castigado pelas inundações, que no total no país afetam mais de 159 mil pessoas, segundo os dados de terça-feira da SEN.

O departamento acrescentou que gastou 1,56 bilhão de guaranis (cerca de R$ 813 mil) para ajudar os milhares de afetados de Assunção, a quem forneceu alimentos, colchões, cobertores, toldos de plástico e chapas de zinco para protegerem suas casas.

Inundações afetam cerca de 130 mil pessoas no Paraguai:

Pouco mais de mil pessoas estão há vários dias refugiadas em diversas instalações do exército, enquanto muitos desabrigados improvisaram barracos de madeira em áreas seguras para substituir suas casas.

A maioria dos desabrigados da capital vive em dois bairros conhecidos como "banhados", por ficarem na bacia do Paraguai, que nesta época é propensa às inundações pela alta cíclica do nível de água.

No departamento de Ñeembucú, onde confluem os rios Paraná e Paraguai, há cerca de 2 mil famílias afetadas pela cheia, que se somam às 43 mil pessoas que ainda não se recuperaram das intensas chuvas que caíram entre março e abril.

Os técnicos da represa de Yacyretá, compartilhada por Paraguai e Argentina, informaram hoje que o nível do Paraná irá subir de quatro metros alcançados na terça-feira até cerca de cinco metros.

Também indicaram que estão previstas precipitações moderadas no departamento de Misiones, onde está a represa, e onde há centenas de famílias desabrigadas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade