PUBLICIDADE

América Latina

Obama nomeia Jeffrey DeLaurentis como embaixador em Cuba

27 set 2016 - 19h34
(atualizado em 29/9/2016 às 13h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou na terça-feira (27) o diplomata Jeffrey DeLaurentis, atual chefe de missão americana em Havana, como próximo embaixador do país em Cuba.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nessa terça-feira (27) o primeiro embaixador norte-americano em Cuba, após mais de 50 anos de relações diplomáticas rompidas
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou nessa terça-feira (27) o primeiro embaixador norte-americano em Cuba, após mais de 50 anos de relações diplomáticas rompidas
Foto: State Department/Fotos Públicas

"Hoje, estou orgulhoso de nomear Jeffrey DeLaurentis para ser o primeiro embaixador dos EUA em Cuba em mais de 50 anos. A liderança de Jeff foi vital ao longo da normalização das relações entre Estados Unidos e Cuba, e a nomeação de um embaixador é um passo à frente em direção a uma relação mais normal e produtiva entre nossos países", disse Obama.

"Não há nenhum servidor público mais adequado para melhorar nossa capacidade de nos comprometer com o povo cubano e promover os interesses dos Estados Unidos em Cuba do que Jeff", acrescentou Obama após enviar sua nomeação ao Senado americano, que deverá confirmá-la.

Obama destacou a carreira diplomática de DeLaurentis e sua "ampla experiência em Cuba e América Latina", assim como seu desempenho como chefe da missão em Havana desde agosto de 2014.

"Jeff já está trabalhando com Cuba em temas que fazem avançar os interesses nacionais dos EUA, como a aplicação da lei, a luta contra as drogas, a proteção do meio ambiente, a luta contra o tráfico humano, a ampliação das oportunidades comerciais e agrícolas, e a cooperação na ciência e na saúde", declarou.

Obama reiterou que o diplomata se envolveu com o povo cubano e expressou e defendeu os valores americanos para marcar posição em prol dos direitos humanos na ilha.

Além disso, o presidente dos EUA ressaltou a ampla experiência de DeLaurentis em trabalhos com as Nações Unidas.

"Ter um embaixador fará com que seja mais fácil defender nossos interesses e aprofundará nossa compreensão, inclusive quando sabemos que vamos continuar a ter diferenças com o governo cubano", argumentou.

Estados Unidos e Cuba anunciaram o reinício de suas relações no final de 2014, um processo de normalização que se cristalizou na abertura das embaixadas dos dois países em 2015 e na visita do próprio Obama a Cuba em março.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade