PUBLICIDADE

América Latina

Evo Morales passar por cirurgia "bem-sucedida" em Cuba

1 abr 2017 - 12h51
(atualizado às 16h13)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Bolívia, Evo Morales, se submeteu neste sábado (1), em Havana, a uma "bem-sucedida" cirurgia na laringe para extirpar um tumor benigno, informou uma fonte oficial.

A operação, prevista inicialmente para sexta-feira, aconteceu na manhã deste sábado no Centro de Pesquisas Médicas Cirúrgicas (Cimeq) da capital cubana, segundo informação divulgada pela presidência do país andino.

Morales chegou a Cuba na quinta-feira após antecipar por recomendação médica a data da intervenção.

Evo Morales
Evo Morales
Foto: EFE

O ministro boliviano da presidência, René Martínez, que se encontra em Havana com o líder, oferecerá mais informações sobre o estado de Morales ao longo do dia, segundo a mesma fonte.

A cirurgia, com uma duração estimada de entre dez e quinze minutos, tinha como objetivo a extirpação de um pequeno tumor benigno da laringe e estava prevista inicialmente para 7 ou 8 de abril.

Durante os dias prévios à operação, o governante boliviano foi submetido a exames pré-operatórios de rotina, segundo declarou o ministro Martínez à rádio estatal da Bolívia.

Desde que chegou a Cuba, não foi divulgada nenhuma imagem de Evo Morales, mas o líder se manteve ativo no Twitter, onde tanto na quinta-feira como na madrugada passada escreveu vários tweets de conteúdo político.

O presidente decidiu passar pela cirurgia na ilha caribenha depois que cinco médicos de seu país não conseguiram curá-lo de uma disfonia, segundo o Executivo boliviano.

A oposição boliviana questionou o fato de o governante escolher outro país para se tratar e especialmente Cuba, onde o presidente da Venezuela Hugo Chávez se tratou do câncer que finalmente acabou com sua vida em 2013.

As autoridades do país andino preveem que a recuperação possa durar cerca de uma semana antes que o governante volte a seu país, e enquanto permanecer no exterior, o vice-presidente, Álvaro García Linera, exerce o papel de presidente interino.

Os sinais de rouquidão de Evo Morales começaram em janeiro, quando fez um longo discurso para comemorar seus 11 anos no poder e depois se aguçaram nos prolongados discursos que faz a cada semana. O nódulo foi descoberto no começo deste mês em Cuba após ser atendido por uma disfonia, sinusite e dores de abdômen.EFE

Veja também

Bolivianos protestam contra proposta de reeleição de Morales:
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade