Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Evo Morales diz que oferecerá asilo a Snowden se ele pedir

6 jul 2013 - 12h16
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Eric Snowden em hotel de Hong Kong em imagem divulgada pelo jornal The Guardian
Foto: AP

O presidente da Bolívia, Evo Morales, afirmou neste sábado que oferecerá asilo ao fugitivo americano Edward Snowden se ele solicitá-lo, em um discurso durante um ato popular em Oruro (sudoeste).

"Como protesto quero dizer aos europeus e aos americanos: agora vamos dar asilo se este norte-americano perseguido por seus compatriotas nos pedir. Não temos nenhum medo", disse o presidente. Além disso, Morales afirmou estar disposto a conceder asilo "por razões humanitárias aos perseguidos politicamente por denunciar espionagem do governo dos Estados Unidos".

O WikiLeaks, que fornece apoio a Snowden, informou que ele solicitou asilo a 27 países. A chancelaria da Bolívia disse não ter recebido um pedido neste sentido.

A oferta de Morales veio depois de dois outros líderes latino-americanos de esquerda - os presidentes da Venezuela, Nicolás Maduro, e da Nicarágua, Daniel Ortega - também terem dito que ajudariam o fugitivo dos EUA, que se acredita estar escondido na zona de trânsito de um aeroporto internacional de Moscou. 

Snowden, um ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana, está foragido da justiça de seu país, que o acusa de espionagem por ter vazado à imprensa um programa de vigilância mundial de Washington.

Fonte: Com informações da Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade