PUBLICIDADE

América Latina

Maduro acusa Capriles por incêndios em prédios partidários

15 abr 2013 - 23h43
(atualizado em 16/4/2013 às 00h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente eleito da Venezuela, Nicolás Maduro, responsabilizou nesta segunda-feira o candidato da oposição, Henrique Capriles, pelo incêndio de duas sedes do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e chamou a população a defender a paz nas ruas.

"Queimaram a casa do PSUV no estado de Anzoátegui e em Táchira com gente dentro", disse Maduro durante uma entrevista coletiva, baseando-se em informações fornecidas por membros da direção do partido.

"Esta é a Venezuela que vocês querem? Esta é a Venezuela que você promoverá, candidato perdedor? Você é responsável por este incêndio, faço-te responsável por este incêndio (...) e se há feridos ou mortos você é responsável", afirmou, dirigindo-se a Capriles.

Depois, Maduro convocou "o povo para o combate em paz". "A mobilizar-se amanhã em todo o país pela paz, mobilizações em todo o país, e na quarta-feira e na sexta-feira, todos a Caracas", indicou em alusão ao ato do juramento presidencial.

"Que saiba o mundo que classe de direita há na Venezuela", acrescentou. Maduro indicou que nove policiais foram feridos, um deles com queimaduras e quatro por "objetos contundentes".

Além disso, assinalou que em Barinas, no oeste do país, foram queimados veículos e "assediaram a residência" do governador, Adán Chávez, irmão do falecido Hugo Chávez.

"O que aconteceria se ficássemos loucos e saíssemos em busca dos opositores? Nós não somos assim, não fizemos isso nem faremos nunca", indicou.

O líder chavista foi proclamado nesta segunda-feira o vencedor das eleições de domingo com 7.563.747 votos (50,75%), frente aos 7.298.491 (48,97%) de Capriles, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

O candidato da oposição reiterou que não reconhecerá os resultados até que se faça uma apuração de 100% dos votos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade