PUBLICIDADE

América Latina

Castro pede que Obama tire Cuba da lista de terrorismo

Líder cubano também pediu que Obama resolva a questão do embargo comercial imposto em 1962 contra a ilha

11 abr 2015 - 14h12
(atualizado às 14h21)
Compartilhar
Exibir comentários
Estados Unidos e Cuba anunciaram reaproximação
Estados Unidos e Cuba anunciaram reaproximação
Foto: Reuters

O presidente cubano, Raúl Castro, afirmou neste sábado que que aprecia que seu colega americano Barack Obama decida rapidamente sobre a retirada de Cuba da lista de países patrocinadores de terrorismo.

"Aprecio como um passo positivo que decidirá rapidamente sobre a presença de Cuba na lista de terrorismo, na qual jamais deveria estar", afirmou Castro em seu discurso na plenária da Cúpula das Américas.

Siga Terra Notícias no Twitter

Castro disse ter expressado a Obama - a quem classificou de homem honesto - sua disposição ao diálogo. "Expressamos e reitero a Obama nossa disposição ao diálogo respeitoso e à convivência civilizada entre ambos Estados, dentro de nossas profundas diferenças".

Também pediu que Obama resolva a questão do embargo comercial imposto em 1962 contra a ilha no processo de retomada de relações dos dois países. "Este e outros elementos devem ser resolvidos no processo de normalização das relações", enfatizou.

Castro igualmente considerou positivo que Obama tenha reconhecido que a Venezuela não é uma ameaça para os Estados Unidos. "A Venezuela não é uma ameaça. É positivo que o presidente americano tenha reconhecido isso" e deve derrogar essa declaração, expressou Raúl Castro, em sua primeira reação ao esclarecimento dado por Obama esta semana de que seu decreto contra a Caracas foi meramente formal.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade