PUBLICIDADE

América Latina

Caso Morales: por explicações, Bolívia convocará embaixadores europeus

O avião de Morales foi impedido de entrar no espaço aéreo de países europeus por suspeita de que levasse o americano Edward Snowden

5 jul 2013 - 14h04
(atualizado às 14h32)
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Bolívia anunciou nesta sexta-feira que o Ministério das Relações Exteriores chamará os embaixadores em La Paz da França, Itália e Espanha, e o cônsul de Portugal, para dar explicações pelo incidente aéreo sofrido esta semana pelo presidente Evo Morales, informou à agência EFE a ministra de Comunicação, Amanda Dávila. Ela também assegurou que Morales "está indignado" com o tratamento recebido do embaixador espanhol em Viena, Alberto Carnero.

"A princípio havia uma confusão, mas (ontem) o presidente (Morales) expressou sua reivindicação pessoal assinalando que a Espanha o tratou mal através do embaixador em Viena", assinalou a ministra.

Embora o governo espanhol tenha insistido em que nunca tenha negado o sobrevoo nem a aterrissagem do avião de Morales como fizeram expressamente França, Portugal e Itália, o presidente boliviano disse que Carnero quis subir pessoalmente à aeronave para comprovar que não viajava nela o ex-analista da CIA Edward Snowden.

Multidão recebe Evo Morales com festa após escândalo:

As suspeitas sobre a presença no avião de Morales do americano, reclamado por Washington por revelação de informação classificada, foram o motivo pelo qual foi fechada a passagem ao avião presidencial boliviano por vários países europeus na terça-feira passada.

O governo boliviano prevê a convocação na semana que vem do embaixador espanhol, Ángel Vázquez; o da Itália, Luigi de Chiara; e França, Michel Pinard; além do cônsul de Portugal, para que deem explicações sobre o incidente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade