PUBLICIDADE

América Latina

Brasil considera "atitude arrogante" restrição ao avião de Morales na Europa

Países europeus fecharam o espaço aéreo ao avião do presidente da Bolívia por suspeita de que o ex-consultor da CIA, Edward Snowden, estivesse no voo

3 jul 2013 - 15h30
(atualizado às 15h59)
Compartilhar
Exibir comentários
O presidente boliviano, Evo Morales, embarca em seu avião após finalmente ser liberado para deixar a Áustria
O presidente boliviano, Evo Morales, embarca em seu avião após finalmente ser liberado para deixar a Áustria
Foto: AP

O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, ligou para o colega boliviano, David Choquehuanca, na manhã desta quarta-feira “para expressar repúdio do Brasil à atitude arrogante por parte de países europeus”, que fecharam o espaço aéreo ao avião do presidente Evo Morales por suspeita de que o ex-consultor da CIA, Edward Snowden, estivesse no voo. A informação foi divulgada no início da tarde no perfil do Itamaraty no Twitter.

“Patriota disse que a não autorização de sobrevoo causou surpresa, por não coadunar-se com práticas internacionais consagradas”, afirma o Itamaraty. O governo brasileiro deve emitir uma nota sobre o assunto em breve.

O Ministério das Relações Exteriores informou ainda que o Brasil “atuará em coordenação” com os outros países da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) para uma ação conjunta. Uma reunião de emergência do bloco foi convocada para a próxima quinta-feira, mas o Brasil ainda não confirmou presença.

Foto: Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade