PUBLICIDADE

Mundo

Alertas falsos de tsunami assustam norte-americanos e provocam inquérito

6 fev 2018 - 15h17
Compartilhar
Exibir comentários

O Serviço Nacional do Clima dos Estados Unidos disse nesta terça-feira que está investigando como alertas incorretos foram enviados a celulares avisando moradores de cidades litorâneas no mínimo de Nova York a Nova Orleans sobre possíveis ondas de tsunami.

Os alertas falsos, que deveriam ser mensagens de teste, parecem ter sido enviados pela empresa particular de meteorologia AccuWeather, de acordo com imagens dos alertas publicadas em redes sociais por pessoas que contaram tê-las recebido.

"Se você recebeu um alerta de tsunami do aplicativo de uma terceira pessoa hoje de manhã, foi um erro", disse o escritório de Nova Orleans do Serviço Nacional do Clima em sua conta de Twitter. A agência explicou que as mensagens parecem ter se originado de um teste mensal de seu sistema de alertas.

"O Alerta de Tsunami do Serviço Nacional do Clima hoje de manhã foi um TESTE", escreveu a AccuWeather em sua conta de Twitter.

Os alertas ocorreram um mês depois de o Estado do Havaí ter avisado seus moradores por engano a respeito da aproximação de um míssil, causando pânico. Mais tarde a mensagem foi atribuída ao erro de um funcionário.

No mês passado, residentes da Costa Oeste dos EUA foram aconselhados a se prepararem para um possível tsunami na sequência de um terremoto no litoral do Alasca. Mais tarde os alertas foram suspensos e não se relatou nenhum dano significativo.

O Serviço Nacional do Clima disse estar investigando a confusão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade