PUBLICIDADE

Mundo

Alegando reciprocidade, Rússia expulsa diplomata norueguês

Oslo havia expulsado russo sob acusação de espionagem

28 ago 2020 - 11h34
(atualizado às 11h55)
Compartilhar
Exibir comentários

A Rússia anunciou nesta sexta-feira (28) a expulsão de um diplomata norueguês de seu país como medida de reciprocidade ao governo de Oslo, informam as principais agências de notícias russas.

Recentemente, justiça norueguesa prendeu espião suspeito de trabalhar para Rússia e, consequentemente, expulsou diplomata
Recentemente, justiça norueguesa prendeu espião suspeito de trabalhar para Rússia e, consequentemente, expulsou diplomata
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Um dos diplomatas seniores da embaixada norueguesa foi declarado 'persona non grata' e deve deixar o país em três dias", informou o Ministério das Relações Exteriores em nota oficial repercutida pela mídia.

A notificação da expulsão foi dada pessoalmente ao diplomata na manhã desta sexta, quando ele foi convocado por Moscou para se apresentar no prédio do ministério.

A medida é uma resposta aos noruegueses que, recentemente, expulsaram um diplomata russo do país sob a acusação de promover "atividades não compatíveis com seu status". Na prática, ele teria sido acusado de espionagem. A expulsão, segundo a mídia local, tinha sido causada após a prisão de um norueguês que confessou trabalhar como espião para Moscou.

O Ministério das Relações Exteriores da Noruega informou à agência Sputnik que a decisão do governo russo é "completamente infundada" porque seu país "segue as regras da diplomacia" e seu funcionário "não violou nenhuma regra". .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade