PUBLICIDADE

Mundo

Alberto Fernández celebra entrada da Argentina no Brics

País e outros 5 farão parte do bloco a partir de 1º de janeiro

24 ago 2023 - 11h57
(atualizado às 12h03)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, comemorou nesta quinta-feira (24) o anúncio da entrada do país, em 1º de janeiro de 2024, no Brics (Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul), junto com Egito, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irã e Etiópia.

Fernández aprovou entrada da Argentina
Fernández aprovou entrada da Argentina
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em uma publicação no Twitter, Fernández disse que a adesão é "um novo passo na consolidação daquela Argentina fraterna e aberta ao mundo que sempre sonhamos, como protagonistas de um destino comum em um bloco que representa mais de 40% da população mundial".

Para ele a medida "é uma política de Estado, porque ficou demonstrado que assim aumentamos as nossas possibilidades de abertura para novos mercados e consolidação nos existentes, favorecendo fluxos de investimentos que criem empregos, incrementando as exportações e desenvolvendo a aplicação de novas e melhores tecnologias".

Alberto Fernández também ressaltou: "A adesão ao Brics não exclui outras instâncias de integração e ainda menos o orgulhoso pertencimento da Argentina ao sistema multilateral das Nações Unidas".

"O difícil contexto global existente confere ao bloco uma relevância singular e faz dele um ponto de referência geopolítica e financeira, que atualmente representa 30% do PIB [Produto Interno Bruto] mundial", acrescentou.

O presidente afirmou também estar "convencido de que os países do Brics têm um papel decisivo ao projetar uma arquitetura financeira global que leve em conta exigências de crescimento, comércio, investimentos e bem-estar social em um contexto marcado pela crise do sistema multilateral, desaceleração da economia mundial, fenômenos de inflação generalizada e insustentabilidade da dívida externa". .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade