PUBLICIDADE

Mundo

Donald Trump é considerado culpado em todas as acusações em caso envolvendo suborno a atriz pornô

Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA a ser condenado criminalmente; ele pode ser preso, mas ainda deve recorrer do julgamento

30 mai 2024 - 18h11
(atualizado às 22h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Donald Trump foi declarado culpado de todas as 34 acusações relacionadas ao pagamento secreto feito por ele a uma atriz pornô antes da eleição presidencial de 2016. O veredito foi dado por um júri de Nova York com base nos registros alterados pelo ex-presidente para mascarar o escândalo sexual a fim de não ameaçar sua candidatura.
O ex-presidente dos EUA Donald Trump
O ex-presidente dos EUA Donald Trump
Foto: Reuters

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi considerado culpado, nesta quinta-feira, 30, em todas as 34 acusações criminais que enfrentava relacionadas ao pagamento secreto feito por ele a uma atriz pornô pouco antes da eleição presidencial de 2016. Doze jurados de Nova York realizaram a deliberação sobre o caso em dois dias.

O júri considerou que Trump falsificou registros para encobrir um escândalo sexual que poderia ameaçar a sua eleição. Segundo o jornal New York Times, os procuradores consideraram que o esquema montado pelo ex-presidente foi uma espécie de "fraude para o povo americano". O milionário receberá a sua sentença no dia 11 de julho, quatro dias antes do incício da Convenção Nacional Republicana. 

Com a decisão, Trump se tornou o primeiro ex-presidente considerado culpado pela Justiça em uma ação criminal na história dos Estados Unidos.

Como funcionou o esquema elaborado por Trump?

  • O júri concluiu que Donald Trump falsificou registros para ocultar a finalidade do dinheiro dado a seu antigo advogado, Michael Cohen.
  • Os registros falsos disfarçaram os pagamentos como despesas legais comuns quando, na verdade, Trump estava reembolsando Cohen por um acordo secreto de US$ 130 mil (cerca de R$ 676 mil, na conversão atual) que o advogado fechou com a estrela pornô Stormy Daniels para que ela não vazasse sua ligação sexual com Trump.

Donald Trump será preso?

Ainda de acordo com o NYT, a condenação criminal exige uma pena de até quatro anos de prisão. Porém, Trump pode receber liberdade condicional quando for setenciado e ele, certamente, vai apelar do veredito. Ou seja, o caso ainda pode levar alguns anos para ser completamente concluído.

O ex-presidente norte-americano ainda será julgado em outros três processos. Este é o primeiro e o único que deve ocorrer ainda antes das eleições presidenciais deste ano.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade