PUBLICIDADE

África

União Africana condena "ataque covarde" a shopping em Nairóbi

21 set 2013 - 23h58
(atualizado em 22/9/2013 às 00h11)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Refém deixa shopping de Nairóbi</p>
Refém deixa shopping de Nairóbi
Foto: AP

A União Africana (UA) condenou neste sábado "da forma mais firme possível" o "ataque covarde" perpetrado pela milícia fundamentalista islâmica somali Al-Shabab num shopping de Nairóbi, que deixou pelo menos 39 mortos e 150 feridos.

Através de uma mensagem publicada em sua página da rede social Facebook, a UA assegurou que "o ataque (...) ressalta a necessidade de esforços renovados para combater o terrorismo". A organização pan-africana expressou sua "solidariedade com o governo e o povo do Quênia", reiterando seu "compromisso para manter os esforços na Somália e combater o terrorismo". 

O exército mantém o luxuoso e movimentado centro comercial de Westgate sitiado, e afastou a imprensa das imediações do local.

Desde outubro de 2011, quando o exército do Quênia entrou na Somália como resposta a uma onda de sequestros supostamente obra da Al-Shabab no vizinho território queniano, os radicais islâmicos ameaçaram o país com represálias. Desde então, foram registrados dezenas de ataques em áreas fronteiriças com a Somália, na cidade portuária de Mombaça e no próprio Nairóbi, que deixaram mais de uma centena de vítimas até o momento. 

Imagens revelam terror em shopping atacado por atiradores no Quênia:
Ataque a shopping provoca pânico e deixa mortos no Quênia:
Imagens mostram interior de shopping durante tiroteio no Quênia:

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade