PUBLICIDADE

África

Obama lamenta 'terrível tragédia' no Quênia e promete ajuda

23 set 2013 - 16h04
(atualizado às 16h35)
Compartilhar
Exibir comentários
Obama fala à imprensa antes de encontro com o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, em Nova York
Obama fala à imprensa antes de encontro com o presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, em Nova York
Foto: AP

O presidente americano, Barack Obama, chamou de "terrível tragédia" o ataque a um centro comercial de Nairóbi e prometeu "todo o apoio necessário" ao Quênia. "Quero expressar pessoalmente minhas condolências ao presidente (Uhuru) Kenyatta, que perdeu membros de sua família no ataque, e também a todos os quenianos. Somos solidários com eles", acrescentou Obama antes de se reunir em Nova York com seu colega nigeriano Goodluck Jonathan.

A Cruz Vermelha do Quênia informou que o número de mortos no ataque foi de 62, sete a menos do que o indicado no balanço anterior, já que alguns corpos foram contados duas vezes. O ataque, iniciado no sábado, foi reivindicado pelo grupo islâmico somali Shebab. No domingo, Kenyatta havia anunciado que seu sobrinho e a namorada dele tinham morrido no ataque.

"Vamos dar todo o apoio policial necessário", disse Obama, cujo pai era queniano. O presidente disse estar convencido de que o Quênia, "um pilar de estabilidade na África", vai superar este desafio. "Mas acredito que (o ataque) demonstra o quanto a comunidade internacional deve enfrentar a violência sem sentido que esses grupos representam", concluiu Obama, que chegou a Nova York, onde fará um dos discursos de abertura da Assembleia Geral da ONU na terça-feira.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade