PUBLICIDADE

África

Mursi pede que polícia respeite direitos humanos após abusos

4 fev 2013 - 16h16
(atualizado às 16h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Egito, Mohammed Mursi, após as recentes denúncias de agressões e torturas realizadas pelas forças da ordem contra manifestantes, pediu nesta segunda-feira que a polícia respeite os direitos humanos.

Imagem da transmissão da Al-Hayat mostra o que seria um homem nu sendo agredido e arrastado por policiais
Imagem da transmissão da Al-Hayat mostra o que seria um homem nu sendo agredido e arrastado por policiais
Foto: AFP

Em reunião com responsáveis do Ministério do Interior, Mursi insistiu na necessidade de "atuar de acordo com as regras dos direitos humanos durante o tratamento diário com os cidadãos", segundo um comunicado emitido pela presidência.

Na reunião, realizada na Academia de Polícia no Cairo, Mursi ressaltou que é dever das forças de segurança proteger as instituições do Estado mas também os manifestantes pacíficos.

O presidente egípcio tem previsto para hoje um encontro com comandantes das Forças Armadas na sede do Ministério da Defesa para tratar a crise atual.

Desde 25 de janeiro, quando foi lembrado o segundo aniversário da revolução egípcia, mais de 50 pessoas morreram e aproximadamente mil ficaram feridas nos choques entre as forças da ordem e os manifestantes que protestam contra Mursi.

O Ministério da Saúde informou hoje sobre a morte do ativista Mohammed al Gendi, da opositora Corrente Popular Egípcia, devido aos ferimentos que sofreu em uma das últimas manifestações.

No entanto, o porta-voz da organização, Emad Hamdi, denunciou que Gendi morreu após ser torturado por policiais durante sua detenção.

Hamdi explicou à Agência Efe que "os policiais revezaram entre eles para torturar de maneira terrível" o jovem, que segundo o porta-voz foi a uma manifestação em 28 de janeiro e acabou preso supostamente por insultar um policial.

Ontem, o ministério da Saúde anunciou a morte de outro jovem, de 21 anos. Um dos casos mais emblemáticos de violência foi o de Mohammed Saber, que apareceu nu em um vídeo divulgado pela imprensa apanhando da polícia nas imediações do Palácio Presidencial de Itihadiya na sexta-feira passada.

Saber assegurou ontem à televisão estatal que foram manifestantes e não policiais que o agrediram, embora horas depois tenha se retratado e dito o contrário.

O Ministério Público ordenou hoje a um tribunal do Cairo que investigue o caso e pediu ao Ministério do Interior os nomes dos policiais supostamente envolvidos na agressão.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade