Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

África

Confronto na Somália deixa ao menos 11 mortos e 28 feridos

Missão tentava desarmar o líder de uma milícia na Somália

15 ago 2014 - 10h02
Compartilhar
Exibir comentários
Um homem ferido é levado para hospital após confrontos que deixaram pelo menos 11 mortos na Somália nesta sexta-feira
Um homem ferido é levado para hospital após confrontos que deixaram pelo menos 11 mortos na Somália nesta sexta-feira
Foto: MOHAMED ABDIWAHAB / AFP

Pelo menos 11 pessoas morreram e 28 ficaram feridas nesta sexta-feira em confrontos na cidade de Mogadíscio, quando a missão da União Africana na Somália (Amisom) e soldados somalis tentavam desarmar o líder de uma milícia armada.

Os confrontos ocorreram durante a madrugada quando as tropas da Amisom e os militares do Exército Somali assaltaram a casa do ex-líder do distrito de Wadajir, Ahmed Daaci, que acusam violar  normas de segurança da região.

Apesar de as autoridades não avançarem com dados oficiais, um funcionário da Organização das Nações Unidas e testemunha do ocorrido, Ali Hassan Beerka, disse à agência de notícias espanhola EFE que se registaram pelo menos 18 mortes, incluindo vários civis.

Os confrontos também provocaram a destruição de várias construções na região, segundo relatos de locais.

A operação da Amisom e do Exército Somali faz parte de uma campanha governamental para desarmar as milícias que controlam algumas áreas da cidade de Mogadíscio.

Nos últimos meses, a capital Somali registou vários ataques com carros-bombas e disparos contra políticos e representantes governamentais, que têm sido todos reivindicados pela milícia radical islâmica da Somália Al Shabab.

A Al Shabab, que em 2012 anunciou a sua adesão formal à rede terrorista Al-Qaeda, luta pela instauração de um Estado Islâmico.

A Somália vive um estado de guerra e caos desde 1991, quando foi deposto o ditador Mohamed Siad Barre, que deixou o país sem governo e nas mãos de milícias radicais islâmicas e grupos de delinquentes armados.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade