PUBLICIDADE

África

Boko Haram mata dezenas após tomar cidade na Nigéria

Baga é sede de uma força multinacional com tropas de Níger, Nigéria, Chade e Camarões

5 jan 2015 - 19h11
(atualizado às 20h01)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Soldados nigerianos tentam conter a violência causada pelo grupo Boko Haram</p>
Soldados nigerianos tentam conter a violência causada pelo grupo Boko Haram
Foto: AP

O Boko Haram matou dezenas de civis e pelo menos 11 soldados quando seus militantes tomaram uma cidade nigeriana e uma base militar às margens do Lago Chade no fim de semana, disseram uma fonte militar e testemunhas nesta segunda-feira.

O grupo islâmico atacou no sábado a cidade de Baga, no nordeste e a instalação militar nos arredores do local, potencialmente lançando uma base para realizar mais ataques na Nigéria e nos países vizinhos.

Baga é sede de uma força multinacional com tropas de Níger, Nigéria, Chade e Camarões, embora somente tropas nigerianas costumam permanecer na cidade.

Menina-bomba de 13 anos é detida após se ferir na Nigéria:

As tropas fugiram da área depois que o Boko Haram tomou a base.

A insurgência de cinco anos do grupo para estabelecer um Estado Islâmico tem matado milhares na principal economia e país mais populoso da África. Mais de 10 mil morreram devido à violência no ano passado, de acordo com o Conselho de Relações Exteriores.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade