PUBLICIDADE

Acidente em mina na Sibéria deixa ao menos 11 mortos

Dezenas de trabalhadores seguem desaparecidos no local

25 nov 2021 10h38
| atualizado às 10h47
ver comentários
Publicidade

Pelo menos 11 pessoas morreram e dezenas estão desaparecidas após um acidente nesta quinta-feira (25) em uma mina de carvão na Sibéria, na Rússia, informou Sergei Tsivilev, governador da região de Kemerovo.

A mina Listvyazhnaya fica bem próxima da cidade de Gramoteino
A mina Listvyazhnaya fica bem próxima da cidade de Gramoteino
Foto: EPA / Ansa - Brasil

As causas do acidente ainda não foram esclarecidas pelas autoridades, mas quase 300 pessoas estavam trabalhando dentro da mina Listvyazhnaya. A imprensa russa, por sua vez, afirma que houve um grande incêndio no local.

Tsivilev revelou que 46 indivíduos seguem presos no subsolo, mas não teria conseguido se comunicar com eles. O político acrescentou que ao menos 43 feridos foram evacuados do local e levados para um hospital.

Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin, afirmou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, "expressou suas mais profundas condolências" às famílias dos trabalhadores mortos no acidente.

Os investigadores informaram que uma densa fumaça teria se espalhado pela mina ao longo da manhã e várias pessoas teriam se intoxicado. As emissoras russas de televisão divulgaram imagens das equipes de resgate trabalhando no local sob queda de neve e temperaturas abaixo de zero.

A mina Liztvyazhnaya foi inaugurada em 1956 e é propriedade da empresa SDS-Ugol, que tem sua sede em Kemerovo. A mídia russa lembrou que o local já foi palco de duas explosões nos anos de 1981 e 2004.

Os acidentes em minas são muito comuns na Rússia, pois a falta de supervisão das condições de trabalho e equipamentos, que são da era soviética, coloca a vida de centenas de trabalhadores em risco.

O mais mortal acidente de mineração ocorrido em solo russo foi na mina Raspadskaya, também na Sibéria, no ano de 2010. Uma grande explosão de metano matou 90 pessoas e deixou mais de 100 feridos. .
   

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade