Morre garota que foi internada após comer ovo de Páscoa; suspeita é de envenenamento
Morre garota de 13 anos que foi internada após comer ovo de Páscoa; seu irmão de 7 anos também faleceu e mãe segue hospitalizada
Nesta terça-feira (22), faleceu Evely Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, que estava hospitalizada após comer um ovo de Páscoa. Seu irmão, Luís Fernando, de 7 anos, também faleceu na última semana, e a mãe Mirian Lira segue internada. O caso aconteceu em Imperatriz, no Maranhão, e as suspeitas de envenenamento estão sendo investigadas pela Polícia.
O que causou seu falecimento?
O falecimento de Evely foi confirmado pelo Hospital Municipal de Imperatriz, onde a garota estava internada desde o dia 16 de abril. Segundo o comunicado, a paciente apresentou um choque vascular e a falência de diversos órgãos.
"A equipe médica adotou todas as medidas terapêuticas cabíveis, seguindo os protocolos estabelecidos, mas infelizmente o quadro clínico apresentou grave e rápida deterioração, sem resposta ao tratamento", escreveram.
Qual é o estado de saúde da mãe?
Mirian Lira, mãe das duas vítimas fatais, segue internada após ter ingerido o mesmo ovo de Páscoa. De acordo com o G1, a mulher foi extubada na UTI na tarde de domingo (20), e transferida para a enfermaria na segunda-feira (21).
Após apresentar boa evolução em seu quadro, foi informada sobre a situação dos filhos e chegou a passar mal. No momento, recebe suporte multidisciplinar e cuidados psicológicos. Em boletim médico divulgado nesta terça-feira (22), foi informado que seu quadro é estável e, caso ele se mantenha, a paciente receberá alta nas próximas 72 horas.
Entenda o caso
Na última quinta-feira (17), Mirian, Luís e Evely foram hospitalizados após consumirem um ovo de Páscoa. Luís Fernando, de 7 anos, faleceu no mesmo dia, enquanto mãe e filha permaneceram internadas em estado grave no Hospital Municipal de Imperatriz. Dias depois, o falecimento de Evely também foi confirmado.
O caso ocorreu na residência da família e está sendo investigado pela Polícia como um possível envenenamento. No dia anterior ao ocorrido, receberam o chocolate de um mototáxi, com um bilhete que dizia: "Com amor, para Miriam Lira. Feliz Páscoa".
Em entrevista à TV Mirante, Naiza Santos, irmã de Mirian, revelou que a mulher recebeu uma ligação anônima para confirmar a entrega. "Ela só recebeu a ligação, a voz era de uma mulher, perguntando se ela tinha recebido o ovo de páscoa. Ela disse: 'Recebi sim, quem é?', e a mulher do outro lado da linha avisou: 'Você vai saber quem é'. Desligou e não disse mais nada", contou.
Quem é a suspeita?
A principal suspeita do crime é Jordélia Pereira Barbosa, ex-esposa do atual companheiro de Mirian. Em depoimento à Delegacia Regional de Santa Inês, a mulher confessou ter comprado o chocolate, mas negou tê-lo envenenado.
Apesar disso, as investigações da Polícia Civil apontam que a mulher cometeu o crime por ciúme e vingança, motivada pelo término de seu relacionamento. Jordélia foi detida e está presa à disposição da Justiça, enquanto amostras do doce foram encaminhadas ao Instituto de Criminalística de Imperatriz (Icrim) para análise.