1 evento ao vivo

#Verificamos: Paul McCartney não posou com camiseta de Lula

22 nov 2018
18h39
  • separator
  • comentários

Circula na internet a imagem do cantor e compositor inglês Paul McCartney, ex-integrante da banda The Beatles, usando uma camiseta escura em que se vê a frase "Thank you… For a real good time" (Obrigado pelos bons tempos, numa tradução livre), além do rosto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

 

Foto: Agência Lupa

 

"É bonito ver expoentes mundiais mostrando admiração e respeito a Lula"
Texto que acompanha a imagem que até as 16h30 do dia 22 de novembro de 2018 já tinha sido compartilhada mais de 3 mil vezes no Facebook

 

FALSO

A imagem analisada pela Lupa é uma montagem. Foi feita a partir de uma foto que, segundo a ferramenta TinEye, está na internet desde 2017 e que mostra Paul McCartney usando uma camiseta com o rosto do também ex-Beatles John Lennon.

 

Foto: Agência Lupa

 

Esta imagem, por sua vez, vem de uma campanha pró-vegetarianismo que foi promovida em 2014 pela Peta, entidade protetora dos animais, e para a qual Paul McCartney colabora figurando em diversas peças publicitárias.

 

Além de posar com a camiseta em que pede para que as pessoas não comam peru no Dia de Ações de Graças, feriado tradicional em países do hemisfério norte, o cantor também compartilha receitas vegetarianas.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Agência Lupa
  • separator
  • comentários
publicidade