PUBLICIDADE

Mito ou Fato?

#Verificamos: Márcio França não 'declarou voto em Haddad'

Notícia que circula nas redes sociais diz que candidato ao governo de São Paulo teria declarado voto no petista

12 out 2018 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários

Circula nas redes sociais a "notícia" de que Márcio França, candidato do PSB ao governo de São Paulo, teria declarado apoio a Fernando Haddad, candidato do PT à Presidência da República. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa informação fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

"[Márcio França] Declarou voto para o Haddad"

Texto que acompanha imagem que, até as 15h do dia 12 de outubro de 2018, tinha mais de 32 mil compartilhamentos

Foto: Agência Lupa

FALSO

Apesar de ser filiado ao PSB, partido que decidiu apoiar Fernando Haddad no segundo turno, até a tarde de 12 de outubro de 2018, Márcio França não havia declarado apoio formal ao petista. Havia inclusive sido liberado por seu partido para manter essa posição.

Em mais de uma entrevista, negou que apoiaria algum dos presidenciáveis. Ou seja, não se alinharia nem com Haddad nem com Jair Bolsonaro (PSL). "Eu tenho tentado evitar entrar na polarização nacional. Eu tenho eleitores de ambas as partes. Tradicionalmente, pelo meu histórico, eu sempre tive o PT como adversário. Desde a minha cidade, eu ganhei do PT. Eles nunca fizeram parte do meu governo", disse, por exemplo, no último dia 9.

Em entrevista concedida à Rádio CBN no dia 11, França foi além. Afirmou que não apoiaria o PT na disputa ao Planalto e que havia inclusive prometido isso à vice de sua chapa, a coronel da PM Eliane Nikoluk.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Veja também:

Como votam os brasileiros:
Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade