PUBLICIDADE

Mito ou Fato?

#Verificamos: Convocação para petistas votarem dia 8 é falsa

2 out 2018 - 22h10
(atualizado às 22h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Circula na internet a imagem de um comunicado informando aos eleitores do PT que eles só devem votar na segunda-feira, dia 8 de outubro, em virtude de protestos que poderão ocorrer contra o partido. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

"Em virtude dos protestos e manifestações que poderão ocorrer no dia 07 de outubro contra o nosso partido (PT), nossos eleitores estão sendo convocados a votar no dia 8 de outubro"

Frase que acompanha posts (aqui e aqui) que até as 21h do dia 2 de outubro de 2018 tinha sido compartilhada mais de 154 vezes no Facebook

Eleitores do PT em Itinga
Eleitores do PT em Itinga
Foto: BBC News Brasil

FALSO

Procurada, a assessoria de imprensa do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que "o primeiro turno das eleições acontece apenas no dia 7 de outubro em todo o Brasil. Além disso, quem vota não tem direito a folga"

A informação consta no primeiro artigo da resolução nº 23.554, que dispõe sobre as Eleições 2018: "Serão realizadas eleições simultaneamente em todo o País em 7 de outubro de 2018, primeiro turno, e em 28 de outubro de 2018, segundo turno, onde houver, por sufrágio universal e voto direto e secreto"

Vale ressaltar que um dos posts foi feito por uma página de nome Partido dos Trabalhadores - SP. O site da coligação Brasil Feliz de Novo publicou desmentido.

*Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.

Agência Lupa
Compartilhar
Publicidade
Publicidade