PUBLICIDADE

Mercado veterinário e pet adotam um calendário oficial

Calendário unificado surge tendo como objetivo auxiliar na unificação e certificação de todas as datas comemorativas dos mundos Pet e Vet. Através de estudos e pesquisas, o material busca solucionar o complexo desafio da criação de conteúdos educativos por clínicas e hospitais veterinários no Brasil

5 mar 2024 - 09h54
Compartilhar
Exibir comentários

Os animais de estimação estão cada vez mais presentes nos lares de famílias brasileiras. Segundo censo mais recente do Instituto Pet Brasil são cerca de 150 milhões de pets adotados, com destaque para para os felinos, tendo um crescimento de 6% entre os anos de 2020 e 2021.

Foto: Agência Pet / DINO

Nesse cenário, surgem iniciativas como a criação de um calendário pet que tem o objetivo de reunir o máximo de informações a respeito do universo animal construído com base em estudos e pesquisas, buscando suprir a ausência de uma fonte oficial para a consulta dessas datas.

Natalia Cassús, gerente de desenvolvimento e design, explica que de início observou-se que várias datas eram comemoradas em dias diferentes por cada empresa. Então, o primeiro trabalho da pesquisa de certificação foi juntar todas as datas utilizadas no setor.

"O próximo passo foi identificar junto a órgãos nacionais, internacionais e mundiais, quais datas eram especificamente comemoradas no Brasil e quais delas eram de âmbito internacional (em mais de um país) ou mundial. As datas mundiais normalmente são oficializadas por órgãos também mundiais", complementa.

As campanhas dos Meses Coloridos para o mundo pet que constantemente eram confundidas com as campanhas do universo humano  também foram unificadas, enfatiza a gerente de desenvolvimento. "O calendário tinha como objetivo que cada mês tivesse apenas uma cor e uma temática geral. Assim, os esforços são concentrados e os temas ganham maior importância na prevenção e cuidado dos pets".

Segundo Natalia, esse calendário procurou reunir todas as datas relevantes do mundo pet, destacando meses temáticos e eventos importantes. Desenvolvido com base em um estudo dos temas mais relevantes, pesquisas e análises completas, considerando até mesmo as palavras mais buscadas nos motores de busca e as doenças mais comuns em cada época do ano.

Talinha Vasquez, pós graduanda em marketing estratégico, destaca que caso não seja encontrada alguma data importante para o mundo pet, o próprio site do calendário on-line disponibiliza um local para informar sobre essa data no final da página. "Essa data será pesquisada/validada e inserida no calendário, se seguir os mesmos critérios das demais datas (e o nome da pessoa que informou ainda pode ser citado nos créditos de colaboração do calendário, se quiser); Assim os tutores ou veterinários podem colaborar e manter o calendário sempre atualizado sabendo que lá encontrarão qualquer data importante que precisem", enfatiza.

Talinha ainda reforça que o calendário surgiu como um esforço para conscientizar mães e pais de pet. E fazendo uma campanha unificada ela ganha ainda mais força. Parece que os médicos veterinários estão se unindo numa prevenção/conscientização coletiva.

O processo de confecção

"É de grande importância a unificação das datas para ampliar a disseminação de informações e promover uma comunicação mais eficaz entre as empresas do setor. Isso não só evita repetições indevidas, mas também estimula o aprendizado do público sobre questões importantes, como a vacinação, por exemplo", afirma Natalia Cassús, Fundadora e CTO da Agência Pet. "A falta de padronização/certificação nas datas comemorativas pode levar à sua desvalorização, transformando informações importantes em trivialidades e minando o senso de união e conscientização necessários para o setor".

"O alinhamento das empresas em torno de datas específicas contribui para aumentar a conscientização do público e demonstra um compromisso sério com a causa animal", integra Talinha Vasquez, Co-fundadora e CEO da Agência Pet. "O Calendário Oficial e Certificado do mundo Pet e Vet surge como uma ferramenta essencial para promover a saúde e o bem-estar dos animais, além de valorizar a classe veterinária, enquanto estabelece uma base sólida para a comunicação e educação dos tutores de pets", completa.

Meses coloridos unificados pet e vet

Janeiro Branco - Saúde mental, emocional e bem estar animal

Fevereiro Roxo - Prevenção de doenças em animais idosos e doenças neurodegenerativas

Março Azul Marinho - Prevenção das verminoses e doenças gastrointestinais.

Abril Laranja - Prevenção contra a crueldade animal

Maio Amarelo - Prevenção de doenças renais

Junho Violeta - Prevenção de doenças oculares e dermatológicas

Julho Dourado - Conscientização da vacinação animal para prevenção de doenças graves e zoonozes

Agosto Verde claro - Prevenção contra a leishmaniose

Setembro Vermelho - Prevenção das doenças cardiovasculares

Outubro Rosa - Prevenção contra o câncer de mama e as doenças mais comuns em fêmeas

Novembro Azul - Prevenção contra o câncer de próstata

Dezembro Verde escuro - Combate ao abandono animal

Talinha Vasquez expressa que uma das premissas é que o calendário unificado seja amplamente utilizado, principalmente por veterinárias, clínicas e hospitais veterinários, além das empresas do ramo pet e da saúde animal. "Esse movimento busca transformar a visão dos tutores sobre os Médicos Veterinários. Esta unificação e certificação eleva a autoridade e a valorização do Médico Veterinário, já que leva a uma maior divulgação de conteúdos de valor sobre a saúde animal", conclui.

Importante ressaltar que o calendário traz temas de prevenção e conscientização das doenças e aconselha que os produtores de conteúdo pet e vet foquem nas formas de prevenção e nos cuidados necessários, não apenas nas doenças. Principalmente que se evite termos muito técnicos nos informativos, assim o público geral (tutor) entenderá o conteúdo e será educado mais facilmente, no tema proposto.

Como a agência responsável pela confecção do calendário, atende clientes do Brasil e de Portugal, neste momento, está sendo elaborado o calendário do país europeu, já que no Brasil ele está sendo amplamente utilizado pelo mercado pet vet nacional.

Para mais informações a respeito do calendário unificado, basta acessar: https://agencia.pet/calendario-card/

Website: https://agencia.pet/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade