PUBLICIDADE

Mapa impulsiona solo mais sustentável com programas para o manejo da terra

O PronaSolos foi criado em 2018 e atualizado em 2020 por meio do Decretos nº 9.414/2018 e nº 10.269/2020

5 dez 2023 - 20h55
Compartilhar
Exibir comentários

Desde os primórdios, o solo é a base para a humanidade e os seres humanos utilizam de seus recursos para o seu benefício. Como define a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o solo é uma coleção de corpos naturais, constituídos por partes sólidas, líquidas e gasosas, tridimensionais, dinâmicas, formadas por materiais minerais e orgânicos, e contêm matéria viva que pode ser vegetado na natureza.

(
(
Foto: Reprodução/Ministério da Agricultura e Pecuária / Perfil Brasil

E como forma de destacar a sua importância e também a conservação, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), criou em 2013, o Dia Mundial do Solo, comemorado nesta terça-feira (5). Neste ano, celebra-se o 9º ano da criação da data com o tema "Solo e Água".

Como incentivo para o desenvolvimento de tecnologias e práticas sustentáveis para o manejo do solo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) instituiu o Programa Nacional de Levantamento de Interpretação de Solos do Brasil (PronaSolos).

O PronaSolos foi criado em 2018 e atualizado em 2020 por meio do Decretos nº 9.414/2018 e nº 10.269/2020, com o objetivo de definir áreas prioritárias bem como respectivos levantamentos de solos em escalas geográficas iguais a 1:100.000 ou mais detalhadas. Para atingir essa finalidade, foram criados dois comitês, sendo um comitê estratégico - composto pelo Mapa, ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Economia (ME), de Minas e Energia (MME) e da Defesa (MD); e um comitê executivo - composto por instituições de pesquisa e estudo de solos no Brasil.

Leia a matéria completa no site do Ministério da Agricultura e Pecuária.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade