PUBLICIDADE

Malha aérea emergencial: primeiros voos comerciais começam a chegar no RS

O projeto foi anunciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos na última quinta-feira (9) e contará, em uma primeira fase, com 116 itinerários por semana, sendo 88 para o Rio Grande do Sul e 28 para Santa Catarina

13 mai 2024 - 15h45
(atualizado às 16h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Os primeiros voos comerciais pertencentes à malha aérea emergencial começaram a chegar, nesta segunda-feira (13), nas cidades de Passo Fundo, Santa Maria, Uruguaiana e Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. O projeto foi anunciado pelo Ministério de Portos e Aeroportos na última quinta-feira (9) e contará, em uma primeira fase, com 116 itinerários por semana, sendo 88 para o Rio Grande do Sul e 28 para Santa Catarina.

As empresas Gol, Latam e Azul aderiram à iniciativa
As empresas Gol, Latam e Azul aderiram à iniciativa
Foto: Porthus Junior/Agencia RBS / Perfil Brasil

As empresas aéreas Latam, Azul e Gol aderiram à iniciativa, com a Azul planejando mais de 150 voos, com até 118 passageiros cada, até 30 de maio, enquanto a Gol anunciou 122 viagens, com capacidades entre 138 e 186 pessoas. Já a Latam destinou 46 voos semanais para os aeroportos de Caxias do Sul, Jaguaruna e Florianópolis.

"Estamos vendo os primeiros voos extras chegando ao interior do Rio Grande do Sul, garantindo, com isso, o direito de ir e vir da população nesse momento delicado. Amanhã, nos reuniremos com o governador Eduardo Leite para discutir a malha e novas medidas. Gostaria de aproveitar para parabenizar a todo setor aéreo pelo trabalho para garantir voos extras aos nossos irmãos gaúchos", afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. A medida é uma parceria entre o órgão, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Infraero, Aeroportos do Brasil (ABR) e Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear).

Malha aérea emergencial

Segundo o planejamento do ministério, 116 voos desembarcarão em aeroportos do RS e SC toda semana, de acordo com a seguinte disposição:

    • Aeroporto de Caixas do Sul: 25 voos semanais
    • Aeroporto de Santo Ângelo: dois voos semanais
    • Aeroporto de Passo Fundo: 16 voos semanais
    • Aeroporto de Pelotas: cinco voos semanais
    • Aeroporto de Santa Maria: dois voos semanais
    • Aeroporto de Uruguaiana: três voos semanais
    • Base aérea de Canoas: 35 voos semanais
    • Aeroporto de Florianópolis: 21 voos semanais
    • Aeroporto de Jaguaruna: sete voos semanais
Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade