Makhachev conquista cinturão e iguala recorde de Anderson Silva no UFC
Russo vence Jack Della Maddalena por decisão unânime e chega a 16 vitórias consecutivas
Sem encontrar desafiantes do seu nível entre os pesos leves (até 70 kg) do UFC, Islam Makhachev abdicou do cinturão da categoria, subiu para os meio-médios (até 77 kg) e, na madrugada deste domingo, já conquistou um novo título.
Por decisão unânime dos juízes, o lutador russo dominou a luta e encerrou o curto reinado de seis meses do australiano Jack Della Maddalena, no combate principal do UFC 322, no Madison Square Garden, em Nova York. Com o resultado, Makhachev igualou o recorde de 16 vitórias consecutivas do brasileiro Anderson Silva no UFC.
Em evento que celebrou os 32 anos da organização, o campeão também entrou para uma seleta lista de lutadores que conquistaram cinturões em duas categorias diferentes de peso, ao lado de Henry Cejudo, Daniel Cormier, Randy Couture, Georges St-Pierre, B.J. Penn, Conor McGregor, Jon Jones, Ilia Topuria e do brasileiro Alex Poatan.
"Isso é um sonho. Toda a minha vida eu quis dois cinturões. O cinturão é tão pesado e eu gosto dele", disse Makhachev, que pediu para fazer sua primeira defesa de título em evento do UFC na Casa Branca, em 2026. "Donald Trump, vamos lá. Abram a Casa Branca. Estou indo", acrescentou. Desta vez, porém, o presidente dos Estados Unidos não esteve presente no evento.
No combate, o lutador da região do Daguestão aproveitou os 7 kg que ganhou para o nova categoria para dominar Maddalena nas quedas e no solo, sua especialidade, com um "grappling" que neutralizava e frustrava cada vez mais o adversário, que vinha de 18 vitórias consecutivas, com 14 finalizações, e alguns momentos de trocação.
Dominante com a mesma tática durante os cinco rounds, Makhachev não deu chances de reação a Maddalena e conquistou a vitória com triplo 50-45 nas notas dos juízes. Irritado e desapontado, o australiano deixou o octógono sem dar a tradicional entrevista depois da luta.
Na co-luta principal da noite, a chinesa Zhang Weili, que também abriu mão do cinturão no peso-palha para buscar o do peso-mosca, foi dominada por Valentina Schevchenko, que venceu por decisão unânime dos juízes e manteve o título da categoria até 57 kg. Em uma luta de pouca ação, as lutadoras chegaram a ser vaiadas pelo público entre os rounds, mas Valentina aplicou golpes mais fortes e foi melhor no solo.
Confira os resultados do UFC 322 em Nova York:
Card principal:
- Islam Makhachev venceu Jack Della Maddalena por decisão unânime (evento principal)
- Valentina Shevchenko venceu Zhang Weili por decisão unânime (co-luta principal)
- Michael Morales venceu Sean Brady por nocaute técnico
- Carlos Prates venceu Leon Edwards por nocaute
- Benoit Saint Denis venceu Beneil Dariush por nocaute
Card preliminar:
- Bo Nickal venceu Rodolfo Vieira por nocaute
- Gregory Rodrigues venceu Roman Kopylov por decisão unânime
- Erin Blanchfield venceu Tracy Cortez por finalização
- Ethyn Ewing venceu Malcolm Wellmaker por decisão unânime
- Kyle Daukaus venceu Gerald Meerschaert por finalização
- Pat Sabatini venceu Chepe Mariscal por decisão unânime
- Fatima Kline venceu Angela Hill por decisão unânime
- Baisangur Susurkaev venceu Eric McConico por nocaute
- Matheus Camilo venceu Viacheslav Borshchev por decisão unânime