Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lula dá aval para proposta que acaba com obrigatoriedade de aulas em autoescolas para CNH

O presidente Lula autorizou o Ministério dos Transportes a avançar com a proposta que prevê o fim da exigência de aulas em autoescolas para a obtenção da CNH.

1 out 2025 - 17h21
(atualizado às 17h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) autorizou o Ministério dos Transportes a avançar com a proposta que prevê o fim da exigência de aulas em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Lula quer acabar com exigência de autoescola para tirar CNH sem passar pelo Congresso.
Lula quer acabar com exigência de autoescola para tirar CNH sem passar pelo Congresso.
Foto: Divulgação / Portal de Prefeitura

Com o aval do presidente, a pasta abrirá nesta quinta-feira (2) uma consulta pública para receber sugestões da sociedade. As contribuições poderão ser enviadas pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

A medida, defendida pelo ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB-AL), tem como objetivo reduzir os custos para quem deseja tirar a habilitação.

De acordo com estimativas do órgão, sem a obrigatoriedade, o valor da CNH para as categorias A (motocicletas) e B (veículos de passeio) pode cair em até 80%.

Pela proposta, o conteúdo teórico poderá ser oferecido presencialmente nos centros de formação de condutores, por meio de ensino a distância em empresas credenciadas ou em formato digital disponibilizado pela Senatran.

 O candidato continuará sendo obrigado a passar pelo teste do Detran e ser aprovado, mas poderá aprender a dirigir por outros caminhos, sem depender do formato tradicional oferecido pelas autoescolas.

A ideia é permitir que a pessoa defina a própria carga horária e escolha como vai aprender. Isso inclui a possibilidade de contratar um instrutor autônomo, que não precisa estar vinculado a uma autoescola.

A proposta também libera o uso de veículos particulares para os treinamentos. Com isso, o candidato pode praticar com o carro do próprio instrutor ou até com o veículo de um familiar, desde que esteja acompanhado por alguém habilitado e apto para a função.

O Governo Lula também estuda liberar o treinamento em locais fechados, como estacionamentos ou vias internas de condomínios.

 No entanto, se o aprendiz for flagrado dirigindo em vias públicas sem o acompanhamento adequado, estará cometendo infração. Nesse caso, a fiscalização vai continuar valendo e a punição seguirá o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade