PUBLICIDADE

Kremlin afirma que comparar Putin com Hitler é repugnante

22 mar 2018 - 10h50
Compartilhar
Exibir comentários

Moscou afirma ser inaceitável e ofensiva a declaração do ministro britânico do Exterior de que Putin usará a Copa do Mundo da Rússia da mesma forma que Hitler usou os Jogos Olímpicos de Berlim de 1936.O Kremlin classificou nesta quinta-feira (22/03) de "repugnante" e "inaceitável" o comentário do ministro britânico do Exterior, Boris Johnson, de que o presidente russo, Vladimir Putin, vai explorar a Copa do Mundo da Rússia da mesma forma que Adolf Hitler usou os Jogos Olímpicos de Berlim de 1936.

Presidente russo, Vladimir Putin, durante sorteio dos grupos da Copa da Rússia
Presidente russo, Vladimir Putin, durante sorteio dos grupos da Copa da Rússia
Foto: DW / Deutsche Welle

"Essa é uma declaração completamente repugnante. Isso está abaixo do ministro do Exterior de qualquer país. É sem dúvida ofensiva e inaceitável", disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

No dia anterior, Johnson concordou com um colega deputado britânico que sugeriu que "Putin vai usar a Copa da maneira que Hitler usou os Jogos Olímpicos de 1936", como um instrumento de propaganda. "Eu acho que a comparação com 1936 está correta", respondeu o ministro, prevendo que Putin vai se "glorificar nesse evento esportivo".

Os comentários surgiram em meio a uma crescente crise diplomática entre Rússia e Reino Unido devido ao envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal, ocorrido em solo britânico no início deste mês. Moscou nega envolvimento no caso.

O embaixador russo no Reino Unido, Alexander Yakovenko, afirmou que os torcedores britânicos estarão em segurança durante a Copa do Mundo, acrescentando que não haverá a necessidade de vistos para o período.

Falando a jornalistas, Peskov também alertou contra elevadas expectativas em relação a um possível encontro entre Putin e o presidente americano, Donald Trump. "Não devemos falar sobre grandes avanços", acrescentando ser necessário, primeiro, falar em um início de diálogo. Segundo ele, há um "longo caminho" até se chegar a um avanço nas relações com Rússia e EUA.

Nesta terça-feira, Trump telefonou para Putin, o felicitando pela sua reeleição como presidente russo, e depois afirmou à imprensa que os dois líderes possivelmente se encontrarão em futuro "não muito distante".

Em entrevista à imprensa também nesta quinta-feira, o embaixador da Rússia em Londres, Alexander Yakovenko, falou sobre o envenenamento do ex-espião russo, acusando o Reino Unido de ter uma história de violações das leis internacionais. Yakovenko,disse que o país não tem credibilidade para investigar o caso e afirmou que o Reino Unido acusa a Rússia, mas não apresentou evidências.

MD/rtr/afp

__________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade