Karem Jureidini Dias: "o brasileiro tem aversão a tributos por não confiar na destinação destes recursos"
Em entrevista ao jornalista José Roberto Maluf a advogada analisa a Reforma Tributária e explica como a corrupção atrapalha a arrecadação de impostos, já que há uma desconfiança devido à falta de transparência em relação ao gasto público
23 jan
2026
- 11h13
Exibir comentários
Karem Jureidini Dias trocou o sonho de ser jornalista pela faculdade no Largo de São Francisco, onde se apaixonou pelo Direito. Iniciou sua carreira estagiando com o professor Ives Gandra Martins. Hoje, é sócia fundadora de seu escritório, professora titular do mestrado do IBET e ex-conselheira do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).
Karem Jureidini Dias
Em entrevista a
José Roberto Maluf,no programa
Perfil Poder,a advogada analisa a Reforma Tributária e explica como a corrupção atrapalha a arrecadação de impostos. Segundo Karem, há uma desconfiança devido à falta de transparência em relação ao gasto público.
"Em um país onde você tem um alto índice de corrupção, pouca transparência, verbas com destinos que não são escolhidos pela pela população ou não são essenciais, no momento em que você não tem essa transparência, esse controle do gasto público, existe uma aversão ao pagamento de tributo."
Ela compara com o comportamento de países desenvolvidos:
"Em outros lugares, não pagar tributo é algo que soa estranho para a pessoa, pois o serviço público está ali, ela sabe, ela tem controle do dinheiro", conclui.