Script = https://s1.trrsf.com/update-1789154714/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Justiça

Publicidade

‘Não se pode examinar mensagens de forma isolada e descontextualizada’, diz relator sobre suposto elo entre Gonet e Vorcaro

Francisco de Assis Vieira Sanseverino votou contra afastar Gonet do caso Master

25 set 2026 - 11h02
(atualizado às 11h46)
Compartilhar
Exibir comentários

O subprocurador-geral da República, Francisco de Assis Vieira Sanseverino, relator no Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) do procedimento que analisa a relação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, com Daniel Vorcaro, afirmou que as mensagens citando o PGR pelo ex-banqueiro do Master não podem ser “examinadas de forma isolada e descontextualizada”. Ele votou contra a investigação.

Subprocurador-geral da República, Francisco de Assis Vieira Sanseverino
Subprocurador-geral da República, Francisco de Assis Vieira Sanseverino
Foto: Reprodução/MPF

"Vale dizer, nas mensagens não há comunicação direta entre o investigado Daniel Vorcaro e o PGR. Daí que se torna necessário contextualizar a questão”, declarou ao mencionar o relatório da Polícia Federal. “Não se pode examinar frases ou troca de mensagens de forma isolada ou descontextualizada para não criar uma situação artificial e que não corresponde à realidade dos fatos”, enfatizou. 

Sanseverino também afirmou que não há na lista de contatos do celular do ex-banqueiro o registo de “Paulo Gonet” ou “Gonet”, somente menções ao procurador-geral feitas por terceiros, como o advogado Ciro Soares. Ele ainda sustentou que as referências ao PGR enfraquecem a tese de uma “amizade íntima” entre os dois.

Entre 24 e 26 de abril de 2024, ocorreu o 1º Fórum Jurídico - Brasil de Ideias, realizado pelo grupo Voto e pela revista Consultor Jurídico, ocasião em que Gonet e Vorcaro se encontraram. O Banco Master esteve entre os patrocinadores do evento, no entanto, conforme Sanseverino, o próprio Márcio Chaer, um dos organizadores, fez um comunicado avisando que ele mesmo convidou o PGR e não informou quem patrocinava o evento. Foi nesta viagem que Gonet aparece em uma foto empunhando um charuto à mesma mesa que o banqueiro. 

Paulo Gonet fumando charuto com Daniel Vorcaro
Paulo Gonet fumando charuto com Daniel Vorcaro
Foto: Reprodução/P / Estadão

Em seguida, o subprocurador-geral aponta em seu relatório que Gonet mesmo confirmou à polícia que falou com Vorcaro em outro momento, em 15 de março de 2025, antes mesmo de saber que o ex-banqueiro praticava atividades ilícitas. A fala foi breve, por meio de uma ligação, feita pelo dono do Master à Ciro Soares, advogado e primo do ex-procurador-geral de Justiça de Minas Gerais.

Sanseverino declara ainda que o encontro entre Gonet e Vorcaro em Londres foi um “fato isolado” e “superficial”. “Se, a partir desse encontro em ambiente social, de forma isolada e superficial, na presença de outras pessoas, entre o PGR, Daniel Vorcaro e outros convidados, criou, no investigado Daniel Vorcaro, a expectativa de se criar, a partir daí, algum tipo de relação, vínculo ou vantagem em face do PGR, é lícito afirmar que os fatos posteriores, depois de o PGR tomar conhecimento da investigação criminal do caso Master, não confirmaram essa eventual expectativa".

Agora, os outros oito membros do Conselho do MPF nesta sessão analisam se acompanham ou são contra o voto do relator.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra