Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Jogos de férias a favor do meio-ambiente

19 jul 2017 - 07h56
Compartilhar
Exibir comentários

No período de férias, com o intuito de sair da rotina, a maioria dos jovens prefere relaxar, aproveitar e se divertir. As atividades escolares e profissionalizantes passam bem longe da vida de grande parte deles. Mas, no Jaguaré (SP) é bem diferente. Anualmente, mais de 200 jovens participam dos "Jogos de Férias" da Sociedade Benfeitora Jaguaré. Este ano, a competição acontece até sexta-feira, dia 21 de julho.

De acordo com Margarida Ruivo, diretora-geral da instituição, "as atividades, que vão desde metas para coleta de materiais recicláveis, que serão destinados corretamente, até jogos lúdicos e de resistência, têm o intuito de despertar no participante a importância de cuidar do meio ambiente, além de capacitá-los para o mercado de trabalho, desenvolvendo técnicas, como liderança, atuação em equipe e inteligência emocional".

A entidade, que atua na promoção de programas socioeducativos e profissionalizantes para moradores do Jaguaré em situação de vulnerabilidade social, recebe diariamente 1.700 crianças, adolescentes, jovens e adultos. O seu DNA é sustentabilidade.

Um dos programas também realizados na instituição é o Projeto IAJA - Incubadora Ambiental Jovem & Ação, subsidiado pela Loga - Logística Ambiental de São Paulo S.A, empresa responsável pelos serviços especializados de coleta, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos domiciliares e dos serviços de saúde gerados no Agrupamento Noroeste do Município de São Paulo.

Os cursos de capacitação (teórico-práticos) nas áreas de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Gestão de Projetos, que têm duração de um ano, são ofertados aos jovens e adolescentes da comunidade do Jaguaré, objetivando que, posteriormente, possam multiplicar esse conhecimento.

Segundo Beatriz Longuini, que atua no Departamento de Responsabilidade Socioambiental da Loga, os cursos são importantes, pois, ao final do período, os alunos saem preparados para exercer funções ambientais, além de aplicar os conceitos apreendidos na instituição, comunidade e no seu dia a dia.

"Desde o início do projeto, já formamos 71 alunos. A maioria está empregada. Temos colaboradores que participaram do IAJA e hoje trabalham na própria Loga. Alguns continuaram estudando, cursando até mesmo o Ensino Superior. Além disso, muitos dos conceitos transmitidos durante os cursos são aplicados em diversos momentos, tornando os jovens multiplicadores. Um exemplo é a Oficina Lixarte, constituída por cursos que ensinam os participantes a reutilizarem os materiais, com intuito de gerar renda".

Anualmente, 20 jovens participam de aulas e atividades que envolvem questões de gerenciamento sustentável dos resíduos sólidos, empreendedorismo, elaboração e execução de projetos e captação de recursos. Ao longo dos cursos, os estudantes produzem cinco projetos relacionados aos resíduos sólidos e à operação de coleta. Dentre os diversos temas apresentados semanalmente estão: conceito de sustentabilidade, sustentabilidade financeira/econômica, Política Nacional de Resíduos Sólidos, desafios socioambientais no Jaguaré, dentre outras aulas ministradas pelos colaboradores/voluntários da concessionária.

Segundo Daniel Rezende Gomes do Santos, ex-aluno do IAJA e atualmente estagiário da Sociedade Benfeitora Jaguaré, na área de Meio Ambiente, o objetivo dos projetos ambientais desenvolvidos pela entidade "é auxiliar os alunos e a comunidade, ajudando-os no desenvolvimento de uma consciência sustentável".

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade