Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Israel diz que composição de conselho executivo de Gaza pelos EUA é contra sua política

17 jan 2026 - 14h31
Compartilhar
Exibir comentários

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu disse neste sábado que o anúncio do governo do presidente ‌Donald Trump nesta semana sobre a composição de ‌um conselho executivo de Gaza não foi coordenado com Israel e é contrário à política do governo israelense.

O gabinete disse que o ministro das Relações ‍Exteriores, Gideon Saar, levantaria a questão com o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio.

A declaração não especificou que parte da composição ‌do conselho contradizia a política israelense. ‌Um porta-voz do governo israelense não quis comentar.

O conselho, revelado pela Casa Branca na sexta-feira, inclui o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan. Israel tem se oposto repetidamente a qualquer papel turco em Gaza.

Washington também anunciou nesta semana o início da segunda fase do plano do presidente Trump, anunciado em setembro, para acabar com a guerra em Gaza. Isso inclui a criação de uma administração palestina de transição no enclave.

Os primeiros membros do chamado Conselho da Paz - a ser presidido por Trump e encarregado de ‌supervisionar a governança temporária de Gaza - também foram nomeados. Entre os membros estão Rubio, o desenvolvedor bilionário Steve Witkoff e o genro de Trump, Jared Kushner.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade