PUBLICIDADE

Índios protestam contra ida da Funai para o MAPA

Manifestação reuniu 21 aldeias de São Paulo e do Rio em Ubatuba (SP); protesto foi pacífico

19 jan 2019 - 10h20
(atualizado às 10h53)
Compartilhar
Exibir comentários

SOROCABA - Um grupo de índios da etnia guarani fez um protesto nesta sexta-feira, 18, em Ubatuba, litoral norte do Estado de São Paulo, contra a transferência da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Ministério da Agricultura. Líderes dos indígenas protocolaram uma ação no Ministério Público Federal (MPF), em Caraguatatuba, pedindo que sejam tomadas medidas para reverter a decisão do governo federal.

Líderes de povos indígenas protestam em outra manifestação em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília.
Líderes de povos indígenas protestam em outra manifestação em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede do governo de transição, em Brasília.
Foto: ERNESTO RODRIGUES / Estadão Conteúdo

O protesto reuniu representantes de 21 aldeias de São Paulo e do Rio de Janeiro. O grupo se reuniu na Aldeia Boa Vista, no bairro Prumirim. Os manifestantes caminharam pelas ruas da cidade e finalizaram o protesto numa praça de eventos, próxima da orla. De acordo com o cacique Danilo Benites, coordenador da manifestação, os líderes reivindicam também que as terras já demarcadas como territórios indígenas não sejam alteradas. O grupo levou faixas e cartazes durante a manifestação.

A Polícia Militar acompanhou o protesto, que foi pacífico, mas não contabilizou o número de manifestantes. O MPF de Caraguatatuba informou que a representação protocolada pelos indígenas ainda será analisada. A Funai foi procurada pela reportagem, mas não havia dado retorno até o início da noite.

Veja também:

'Meu sonho é construir uma aldeia modelo', diz cacique:
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade