GWM enfrenta pressão de clientes por falhas no ar-condicionado do Haval H6
O Haval H6, que é um dos principais sucessos de venda da GWM no Brasil, está no centro de uma polêmica envolvendo seu sistema de climatização. Proprietários de diferentes versões do SUV, incluindo o modelo premium e Haval GT, organizaram uma petição pública para cobrar uma solução para o mau funcionamento do ar-condicionado.
Segundo relatos disponíveis online, o controle automático de temperatura do Haval 6 não funciona de maneira linear. O sistema alterna entre ar frio e quente, forçando o motorista a realizar ajustes manuais constantes.
"O ar-condicionado torna as viagens longas e desconfortáveis. Já tentei de tudo para o ar quente se misturar com o ar frio e, assim, encontrar a temperatura ideal, mas não consigo. Minha gambiarra é ligar o dual zone com um lado frio e o outro lado quente", reclamou um cliente, proprietário de um modelo Haval GT.
Para os clientes da GWM, a falta de qualidade no sistema de climatização em um veículo de valor tão alto é absurda. Um residente de Pelotas (RS) comparou o desempenho do modelo com o de carros de entrada do mercado brasileiro: "É uma vergonha um carro nesse padrão e preço ter um sistema de ar-condicionado pior que o de um carro popular. Gela muito ou fica um forno. A temperatura mostrada pela internet não condiz com a realidade", disse.
A frustração também é compartilhada por outros motoristas que, diante da ineficiência do modo automático, optam por operar o painel como se fosse um equipamento rudimentar. Um desses motoristas explicou sua rotina: "Uso o ar como se fosse manual, deixo no mínimo e fico ligando e desligando. O automático realmente é muito estranho. Acho que tem a ver com o sensor de temperatura pela internet", explicou um internauta.
Em uma conversa com a Quatro Rodas, o cientista Guilherme Lima, proprietário de um H6 PHEV34 2025, afirmou que o defeito pode comprometer a segurança a bordo: "Percebi o problema na unidade em que fiz o test-drive no carro", relembrou.
"Na ocasião, comentei com o vendedor que o ar-condicionado não estava gelando bem e ele me disse que era por causa do calor no Rio de Janeiro", afirmou Guilherme. "Ao receber o carro, porém, percebi que isso é um problema crônico", apontou, dizendo que quase bateu o carro mais de uma vez, "por causa do embaçamento e por ter de ajustar a temperatura a toda hora enquanto dirigia".
Em comunicado oficial, a GWM disse que "identificou relatos de clientes do modelo Haval H6 sobre o funcionamento do sistema de ar-condicionado e, com isso, está trabalhando sobre esse tema para em breve trazer novidades para seus consumidores". Porém, uma solução definitiva não foi aplicada ao modelo.
A petição pública continua recebendo novas adesões diariamente, servindo como um canal de pressão para que a GWM realize um recall ou uma atualização de software em larga escala que normalize o funcionamento do ar-condicionado, garantindo o conforto e a segurança, prometidos no momento da venda.
Ver essa foto no Instagram