PUBLICIDADE

Guilherme Mazieiro

Senadora Damares Alves sofre paralisia facial e é internada em Brasília

A assessoria da senadora informou que ela está "clinicamente bem" e passará por exames; não há previsão de alta

7 dez 2023 - 16h24
Compartilhar
Exibir comentários
Senadora Damares Alves (Republicanos-DF)
Senadora Damares Alves (Republicanos-DF)
Foto: Dida Sampaio/Estadão - 23/12/2019 / Estadão

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi internada na manhã desta quinta-feira, 7, em Brasília após sofrer uma paralisia facial. Segundo a assessoria da congressistas, ela tem o vírus varicela zoster, causador da doença herpes zoster ou cobreiro e catapora, e sofreu uma recaída.

Em nota, a assessoria de Damares informou que ela está "clinicamente bem", passará por exames e não tem previsão de alta. No começo do ano, em março, a senadora já havia apresentado um quadro semelhante de paralisia e também foi internada.

Segundo o site do Ministério da Saúde, herpes ou cobreiro é uma doença causada pelo Vírus Varicela-Zóster (VVZ). Esse vírus permanece em latência (presente, mas não ativo) durante toda a vida da pessoa. A reativação ocorre na idade adulta ou em pessoas com comprometimento imunológico, como os portadores de doenças crônicas (hipertensão, diabetes), câncer, Aids, transplantados e outras.

Segundo informações da pasta, a "vacina varicela está licenciada no Brasil na apresentação monovalente ou combinada com a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). A vacina tetraviral só deverá ser administrada aos 15 meses de idade se a criança tiver recebido uma dose da vacina tríplice viral entre 12 e 14 meses. A vacina varicela monovalente é indicada para surto hospitalar a partir dos nove meses de idade"

Veja nota da assessoria de Damares sobre a internação:

"A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) foi internada na manhã de hoje, 07, após ter uma recaída devido ao vírus varicela zoster. O vírus é o causador da doença herpes zoster ou cobreiro, e da catapora. Damares deu entrada no hospital DF Star, em Brasília, com paralisia facial. A senadora está clinicamente bem e passará por uma bateria de exames no hospital, onde permanecerá internada durante os próximos dias".

Fonte: Guilherme Mazieiro Guilherme Mazieiro é repórter e cobre política em Brasília (DF). Já trabalhou nas redações de O Estado de S. Paulo, EPTV/Globo Campinas, UOL e The Intercept Brasil. Formado em jornalismo na Puc-Campinas, com especialização em Gestão Pública e Governo na Unicamp. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade