Guaíba atinge cota de inundação em Porto Alegre
De acordo com especialistas, a cota de inundação na Usina do Gasômetro pode ser atingida no inicio da manhã desta quinta-feira (26)
O nível do Guaíba voltou a preocupar nesta quarta-feira (25) ao atingir 3 metros no Cais Mauá, no Centro de Porto Alegre, durante as primeiras horas do dia. A marca representa a cota de inundação para aquele ponto da capital.
Na região da Usina do Gasômetro, o nível também segue elevado, com 3,42 metros registrados às 7h15min. De acordo com especialistas, a cota de inundação local (3,60 metros), pode ser atingida no inicio da manhã desta quinta-feira (26).
As áreas das ilhas seguem em estado de atenção. A cota de inundação de 2,20 metros foi superada já no sábado (21), e o volume da água segue pressionando comunidades ribeirinhas.
Sistema de drenagem sobrecarregado na zona norte
Além da elevação do lago, alagamentos foram registrados em diversos trechos da zona norte da cidade, em especial nos pontos com drenagem urbana comprometida. Em algumas vias, a água chegou a subir pelos bueiros, mesmo com a presença de barreiras improvisadas, como sacos de areia — sinal da saturação do sistema pluvial.
O cenário é reflexo da manutenção do Guaíba acima das cotas de alerta desde a última sexta-feira (20), tanto no Cais Mauá quanto na Usina do Gasômetro, e da dificuldade de escoamento da água em áreas urbanas, agravada por ventos e chuvas que atingiram a região nos últimos dias.
A Defesa Civil de Porto Alegre segue monitorando a situação e alerta a população para o risco de novas inundações, especialmente em zonas ribeirinhas e regiões com histórico de alagamentos.