Morre aos 77 anos Raul Jungmann, ex-ministro dos governos FHC e Temer
Político morreu neste domingo, 18, no hospital DF Star, em Brasília, em decorrência de um câncer no pâncreas
Morreu neste domingo, 18, o ex-ministro Raul Jungmann, aos 77 anos. Jungmann estava internado no hospital DF Star, em Brasília, e morreu em decorrência de um câncer no pâncreas. A informação foi noticiada pelo colunista Lauro Jardim e confirmada pelo Terra.
"Com profundo pesar, LIDE - Grupo de Líderes Empresariais lamenta o falecimento de Raul Jungmann, ex-ministro de Estado, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e head do LIDE Mineração", afirmou o grupo LIDE em comunicado.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Raul Jungmann foi ministro da Reforma Agrária (1999-2002), durante o primeiro mandato do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 2016, ele assumiu a pasta da Defesa e, dois anos depois, a pasta da Segurança Pública, no governo de Michel Temer (MDB)
Ele também foi deputado federal por três mandatos: 2003-2006, 2007-2010 e 2015-2018. Além disso, ele presidiu o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), fundou e liderou ONGs e integrou diversos conselhos de administração de organizações.
Desde 2022, Jungmann estava à frente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), organização privada, sem fins lucrativos, com mais de 300 associados, responsáveis por 85% da produção mineral do Brasil.
Leia a nota na íntegra
Com profundo pesar, LIDE - Grupo de Líderes Empresariais lamenta o falecimento de Raul Jungmann, ex-ministro de Estado, diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e head do LIDE Mineração.
Ao longo de sua trajetória, contribuiu para o fortalecimento e desenvolvimento estratégico do setor mineral brasileiro. Sua visão, capacidade de articulação e espírito público deixam um legado inestimável para a política, a economia e a sociedade brasileira.
Manifestamos nossa solidariedade aos familiares, amigos e a todos que conviveram com Raul Jungmann, reconhecendo seu legado e dedicação ao interesse público.
LIDE - Grupo de Líderes Empresariais
18 de janeiro de 2026.
*Com informações do Estadão Conteúdo