Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Governo federal apresenta plano de malha aérea emergencial para o Rio Grande do Sul

Medida visa atender população afetada pelas enchentes no estado

10 mai 2024 - 11h21
(atualizado às 11h24)
Compartilhar
Exibir comentários

O Ministério de Portos e Aeroportos divulgou a malha aérea emergencial destinada a atender a população do Rio Grande do Sul, impactada pelas enchentes que assolaram o estado.

Após ampla discussão envolvendo diversos órgãos e empresas, incluindo Casa Civil, Ministério da Defesa, Infraero, Anac, Fraport, Abear e companhias aéreas, ficou estabelecido que serão disponibilizados até 116 voos semanais nesta primeira fase do plano de aviação emergencial, sendo 88 no Rio Grande do Sul e 28 em Santa Catarina.

Dos 12 aeroportos gaúchos, seis foram incluídos no plano, além da Base Aérea de Canoas. Nesta fase inicial, serão operados 53 voos semanais nos aeroportos de Caxias do Sul, Santo Ângelo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria e Uruguaiana. Além disso, os aeroportos de Florianópolis, Chapecó e Jaguaruna, em Santa Catarina, também participarão do plano para oferecer suporte à população do RS.

A Base Aérea de Canoas terá até cinco voos diários, totalizando 35 voos semanais. As operações terão início após a estruturação logística mínima necessária pela concessionária Fraport, com o objetivo de atender os requisitos operacionais e de segurança. Além disso, a Base Aérea continuará como o principal hub logístico para receber doações destinadas à população atingida pelas chuvas.

Por fim, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, encontra-se inundado, com operações suspensas por tempo indeterminado, conforme a Fraport.

Confira a distribuição da malha aérea emergencial:

Aeroporto de Caxias do Sul: 25 voos semanais

Aeroporto de Santo Ângelo: 2 voos semanais

Aeroporto de Passo Fundo: 16 voos semanais

Aeroporto de Pelotas: 5 voos semanais

Aeroporto de Santa Maria: 2 voos semanais

Aeroporto de Uruguaiana: 3 voos semanais

Base Aérea de Canoas: 35 voos semanais

Aeroporto de Florianópolis: 21 voos semanais

Aeroporto de Jaguaruna: 7 voos semanais

Aeroporto de Chapecó: aumento da capacidade da aeronave

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade