Fumaça branca: novo papa é escolhido
O Vaticano confirmou nesta quinta-feira (8) que a Igreja Católica tem um novo papa. A tradicional fumaça branca subiu pela chaminé da Capela Sistina, sinalizando que os cardeais reunidos no conclave chegaram a um nome.
"Habemus Papam", anunciou o Vaticano logo após o sinal. Os sinos tocaram, como de costume, indicando que os 133 cardeais confinados desde a manhã de quarta-feira (7) chegaram a um consenso. Eles elegeram o sucessor do Papa Francisco, que faleceu há 17 dias.
Quem é o novo papa?
Até a publicação desta matéria, o nome do cardeal escolhido ainda não havia sido divulgado. O anúncio oficial será feito da sacada central da Basílica de São Pedro pelo cardeal Dominique Mamberti, com a frase "habemus papam", usada há séculos para apresentar o novo líder da Igreja.
A expectativa é de que o pontífice eleito apareça ao público logo após o anúncio. Em conclaves anteriores, esse intervalo variou entre uma e duas horas.
A decisão ocorreu no segundo dia de votação, o mesmo período em que os dois últimos papas foram escolhidos, em 2005 e 2013. Apesar de a quantidade de cardeais votantes ser maior — 133 contra 117 no conclave anterior —, o consenso veio mais rápido do que se previa.
Ainda nesta quinta-feira, o novo papa deverá fazer sua primeira aparição pública. A primeira missa deve ser celebrada entre quatro e cinco dias após o anúncio.
O fim do período conhecido como Sé Vacante, quando a Igreja fica sem papa, marca o início de uma nova era. O rumo do novo papado indicará se o Vaticano manterá parte das reformas de Francisco ou seguirá por um caminho diferente.
Durante seus 12 anos à frente da Igreja, Francisco promoveu mudanças importantes e buscou reaproximar a instituição dos fiéis, que somam mais de 1,3 bilhão no mundo. Mesmo assim, a presença deles tem diminuído gradualmente.
A morte de Francisco foi causada por um AVC (acidente vascular cerebral) e insuficiência cardíaca, segundo o Vaticano. Ele morreu em sua residência, após um período prolongado de fragilidade.
Ver essa foto no Instagram