Entidades ligadas ao ETA têm estande no Fórum

Sábado, 27 de janeiro de 2001, 10h50min

Carolina Cimenti/Direto de Porto Alegre

O partido Euskal Herritarrok (EH) e o sindicato Langile Abertzaleen Batzordea (LAB), defensores da independência da região basca na França e na Espanha, ocupam um dos 80 estandes que compõem a exposição internacional do Fórum Social Mundial. Ambos fazem parte do emaranhado de grupos e associações ligados ao grupo terrorista ETA (Pátria Basca e Liberdade).

Nesta sexta-feira, o ETA matou na cidade de San Sebastián o cozinheiro da Marinha Ramón Díaz, de 51 anos. O carro de Díaz foi destruído com quatro quilos de explosivos. EH e LAB se recusaram a participar das manifestações organizadas no País Basco para repudiar a morte do cozinheiro. O ETA já matou 23 pessoas em atentados no último ano.

Segundo Jesus Maria Gete Olarra, um dos representantes do LAB na capital gaúcha, o sindicato está no fórum para divulgar internacionalmente a sua luta pela indepedência. "Também temos o direito de termos nosso próprio país onde manteremos nossa própria cultura."

No estande há livros sobre a história do ETA, sobre a causa nacionalista basca e também sobre outros grupos que lutam por um país independente, como os curdos, que atualmente vivem na Turquia.

"Não somos a favor da violência, mas entendemos por que o ETA age desta forma", disse Olarra em relação às formas violentas de atuação do grupo. "Esta é uma história que vem de muito tempo, e a luta acaba se tornando mais agressiva. Além disso, há violência dos dois lados", acrescentou, afirmando que a polícia espanhola seguidamente prende, tortura e mata representantes da população basca como forma de intimidação.

Estranhamento - O dirigente do partido político espanhol Esquerda Unida, Manoel Monereo, que participou de uma conferência na manhã deste sábado, disse não entender o que o LAB faz no Fórum Mundial Social. Monereo explicou que a Esquerda Unida não atua declaradamente contra o ETA, mas sim contra o terrorismo. "Não vejo grandes problemas no fato de representantes do LAB estarem aqui. Apenas não entendo como eles vieram parar na exposição do Fórum", questionou.

A seleção dos participantes para as estandes do Fórum foi realizada pelo comitê nacional de organização, segundo a produtora Zuleica Goulart. Como todo o trabalho de organização do evento, os espaços da exposição foram oferecidos através do site na Internet. Os interessados enviaram uma solicitação e material explicativo. Um dos organizadores do evento, o empresário Oded Grajew, não soube informar por que a LAB foi uma das associações escolhidas para montar um estande no local. Os demais dirigentes contatados não quiseram falar a respeito.

A exposição do Fórum Social conta com a presença de diversas entidades nacionais e internacionais que apresentam suas causas, vendem produtos e expõem material gráfico e eletrônico sobre seu país.

Leia mais:
Porto Alegre, esquina do mundo
Saiba tudo sobre o ETA

Leia também:
Bandeiras e causas para todos os gostos
» Oded Grajew acredita que FSM influenciará Davos
» Debate Davos-FSM poderá ser visto pela Internet
» Debates ocorrem também no acampamento
» Grupo de jovens acampados ameaça repórteres
» José Bové visita assentamento com produção orgânica
» MST e entidades francesas firmam acordo
» Líder do MST diz que mundo vai mudar muito depressa
» Participação de entidades ligadas ao ETA é legítima


Ver outras notícias

Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.