O Fórum que decide os rumos do neoliberalismo

Eva Mothci/Redação Terra

Luxuosa estação de esqui localizada no Cantão de Grisons, nos Alpes Suíços, Davos recebe, além de turistas e esquiadores, a reunião anual do Fórum Econômico Mundial (World Economic Forum), realizada desde 1971.

O evento reúne chefes de Estado, economistas de projeção internacional, grandes empresários, e eventualmente uma ou outra personalidade convidada. O objetivo do encontro é discutir as políticas econômicas que estão sendo adotadas no mundo e suas conseqüências.

Na edição 2000 do Fórum, cerca de 300 políticos e autoridades e mais de mil empresários se reuniram na cidade. Davos virou sinônimo de agenda do capitalismo, onde se debate o futuro da globalização e os rumos do neoliberalismo econômico.

O Fórum Econômico Mundial é uma instituição privada, com sede em Genebra, na Suíça. Além da reunião anual, sempre em Davos, em janeiro, o Fórum promove encontros e seminários em diversos países. Sob o mote de comprometimento com a melhoria do estado do mundo, o Fórum engendrou em reuniões passadas o lançamento de negociações comerciais como os GATTs ou o Nafta. Desde 1980, o Fórum Econômico Mundial promove também a integração econômica da China no mercado mundial.

Saiba mais


Copyright© 1996 - 2001 Terra Networks, S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.