Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filme sobre a Revolução Constitucionalista é exibido em São Paulo, no feriado de 9 de julho

Sessão gratuita e aberta ao público contará com debate histórico e cinematográfico

10 jul 2017 - 11h10
(atualizado em 10/7/2017 às 15h22)
Compartilhar
Exibir comentários

No próximo dia 9 de julho São Paulo comemora o feriado do Dia da Revolução Constitucionalista de 1932, uma homenagem ao movimento contra a ditadura de Getúlio Vargas que, ao tomar o poder na Revolução de 1930, aboliu a República Velha e a Constituição de 1891.

Thiago Castro, professor de história do Colégio Friburgo, em São Paulo, produziu, roteirizou e apresentou o documentário "1932: Histórias de uma Guerra", cujo objetivo foi produzir conteúdo histórico e cultural para o grande público. Para tanto, foi feita pesquisa sobre a história do Brasil e entrevistas por todo o país, com visitas a diversos locais de combate para a concepção do filme.

"Com 86 minutos, o filme reúne entrevistas com professores e veteranos, além de fotografias e vídeos históricos", revela Thiago Castro.

No próprio dia 9 de julho, domingo, às 16h, o filme será exibido em São Paulo, acompanhado de debate histórico e cinematográfico, na Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos, em sessão gratuita e aberta ao público (basta comparecer, sem necessidade de inscrição).

Sinopse:

Existem muitas interpretações para 32. Se você é de São Paulo, provavelmente deve ter ouvido algumas delas. Porém, se morar em Minas Gerais, a história é outra. No Rio Grande do Sul e no Mato Grosso, as histórias também são diferentes. Já No Rio de Janeiro, essa história praticamente não é contada. Então, existe uma versão correta ou verdadeira? A do paulista ufanista, democrata e libertador da pátria? De um golpe engendrado pelas elites do café, manipulando a população? Um movimento separatista? Descobrimos que não é tanto para lá como nem tanto para cá. A Revolução Constitucionalista de 1932 foi de fato uma guerra civil, com diversas forças envolvidas e acontecimentos por todo o país. Apesar do palco principal dos combates terem sido o Estado de São Paulo, a insatisfação contra o governo Vargas era sentida em todo o Brasil. Combates e manifestações ocorreram em praticamente todas as regiões do país. Em nosso trabalho procuramos desconstruir verdades cristalizadas e ir além das versões oficiais. Pesquisamos em muitos estados, nos encontramos com historiadores e veteranos de guerra e nos embrenhamos em arquivos, livros e nos locais de combate. Focamos em ampliar a discussão. Entendendo e conjugando todos os envolvidos, o porquê de suas atitudes e revelando não só os acontecimentos, mas a memória que construímos desta guerra ao longo dos últimos 80 anos. "1932: Histórias de uma Guerra", é isso. Um documentário abrangente, variado e intenso como você nunca viu.

Confira mais em:

Site: http://www.1932historiasdeumaguerra.com.br/

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=5NJBA4l8m6o

Facebook: https://www.facebook.com/1932HistoriasDeUmaGuerra

Exibição filme 1932: Histórias de uma Guerra - Debate histórico e cinematográfico

Data: 09 de julho de 2017 - domingo

Horário: 16h

Local: Livraria Cultura do Shopping Villa Lobos

Endereço: Avenida das Nações Unidas, 4777, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP

Entrada: franca

Outras informações: (11) 9 8161-4050 - (11) 9 9834-0264

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade