Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Filhote de toninha ameaçada de extinção é resgatado no Uruguai e recebe cuidados no RS

Espécie enfrenta declínio populacional devido à pesca acidental e outras atividades humanas

17 dez 2024 - 10h28
(atualizado às 10h31)
Compartilhar
Exibir comentários

Um filhote de toninha, espécie de golfinho em risco de extinção, foi resgatado na praia de La Coronilla, no Uruguai, e está sob cuidados no Centro de Recuperação de Animais Marinhos (CRAM) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), no Rio Grande do Sul. Com cerca de duas semanas de vida, o animal foi encontrado encalhado em 9 de dezembro e atendido inicialmente pelo Centro de Tartarugas Marinhas Karumbé, no Uruguai.

A transferência para o Brasil foi organizada pela Aliança para Conservação, Pesquisa, Resgate e Reabilitação da Toninha. O CRAM/Furg possui estrutura especializada para tratar espécies marinhas em condições críticas, como este filhote. Ainda não há previsão de alta, já que o acompanhamento é delicado e exige cuidados específicos.

Desafios para a sobrevivência da espécie

As toninhas, cujo nome científico é Pontoporia blainvillei, habitam águas costeiras do Brasil, Uruguai e Argentina, mas sofrem com a captura acidental em redes de pesca, uma das principais causas de mortalidade. Essa interação com atividades humanas tem reduzido drasticamente sua população, colocando a espécie na lista de animais ameaçados de extinção.

Especialistas ressaltam a importância de medidas de conservação para proteger a toninha e preservar o equilíbrio do ecossistema marinho.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade